Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músico português inventa guitarra mutante

Ir para baixo

Músico português inventa guitarra mutante Empty Músico português inventa guitarra mutante

Mensagem  PapaNJam Sex Set 26, 2008 12:07 am

A BLITZ falou com Miguel Filipe, o criador de uma exclusiva guitarra portuguesa eléctrica. Produto de origem nacional chama-se Novembro P1.
Músico português inventa guitarra mutante Guitar13
A ideia podia ter sido mais uma daquelas que acabam por ficar na mesa de um café: adaptar a singular guitarra portuguesa a um registo mais rock, sem perder o essencial - que é como quem diz a portugalidade - do instrumento. Mas não foi - A BLITZ falou com Miguel Filipe, músico, designer gráfico, ilustrador e mentor dos lisboetas Novembro, primeiro álbum editado em Fevereiro deste ano e segundo a caminho, o homem por detrás de uma nova guitarra mutante, a Novembro P1.

"A guitarra portuguesa eléctrica surgiu de uma conversa de café que tive com o nosso produtor, Tiago Lopes, horas antes de conhecer o estúdio onde haveria de misturar o álbum À Deriva ", lembra o músico em conversa com a BLITZ.
"Dizia-lhe que procurava uma forma de adaptar a guitarra portuguesa a um setup mais rock sem no entanto perder o essencial do instrumento. E visto que toco e canto de pé, uma revisão tornava-se urgente. A guitarra Portuguesa que usava, com um pick-up instalado no seu interior, começava a revelar-se incompatível com os restantes instrumentos que compõem os Novembro", adianta.

Apesar do entusiasmo, a criação acabou por ficar em stand-by durante mais de um ano, enquanto a banda ultimava o primeiro trabalho de estúdio. Já depois do lançamento de À Deriva , Miguel Filipe falou com o fabricante de instrumentos João Pessoa e decidiu materializar o intrumento.
"Falei com o João Pessoa que tem um historial rico na construção de guitarras-mutante, enviando-lhe de seguida um desenho de como a imaginava (...) Basicamente o que lhe pedi foi uma guitarra eléctrica com um braço de Portuguesa ( com o mesmo leque da tradicional ) e corpo com o formato da lágrima. Pedi-lhe para não colocar a voluta pois achei que este ornamento já não faz muito sentido, pelo menos no contexto em que vejo os Novembro".

Pediu-lhe também que fosse negra, mas o resultado, pouco mais de um mês depois, surgiu com as cores invertidas.

Satisfeito? "A sonoridade está muito próxima de uma guitarra portuguesa acústica, quando a ligamos a um amplificador. Mas comporta distorção e efeitos sem qualquer problema e ombreia sem problemas com um set de baixo, guitarra eléctrica e bateria.Quanto à ergonomia, como dispensa a caixa de ressonância, é mais estreita (sendo mais fácil tocar de pé ) e mais pesada", resume o músico.

"Procurei criar uma ponte de acessibilidade para a guitarra Portuguesa. E sendo eu um guitarrista medíocre ( sem falsas modéstias ) creio que poderei dar um bom barómetro", acresenta.

Para ouvir a Novembro P1, basta esperar pelo próximo álbum da banda, previsto para 2009. Em declarações à BLITZ, Miguel Filipe adiantou o nome do trabalho, Exército de fantasmas e prometeu para breve o primeiro single.
Composição da Novembro P1

Construção: Set-neck (braço colado ao corpo).
Corpo: 3 peças. Centro em Cedro vermelho, laterais em Mogno.
Tampo: Amieiro 2 peças com friso em acer (maple).
Braço: 1 peça. Acer (maple).
Escala: maple 18"comprimento, 7.5" de raio , tastes jumbo.
Pickup: AGX-125 cristal piezo (Fishman).
PréAmp: 9 volt Power Jack Endpin (Fishman).
Controles: 1 volume 20K, 1 tonalidade 20K.
Ferragem: Leque e atadilho (casa Castanheria) pinos decorreia(JimDunlop StrapLock).
Acabamento: Nitrocelulose Cera.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos