Hoje é Dia Mundial da Música - iniciativas de norte a sul

Ir em baixo

Hoje é Dia Mundial da Música - iniciativas de norte a sul

Mensagem  PapaNJam em Qui Out 02, 2008 12:28 am


Portugal comemora a linguagem universal com concertos e iniciativas culturais. Saiba aqui como festejar neste 1 de Outubro.

Dos projectos mais alternativos às grandes orquestrações, a agenda para o 33º Dia Internacional da Música, celebrado hoje pela UNESCO, mete inveja aos restantes dias do ano - De norte a sul, Portugal preparou-se bem para a festa.

Fixada em 1975, a data - que compete fora de fronteiras com o Dia Mundial dos Vegetarianos e em território luso com o Dia Nacional da Água - nasceu da vontade de promover a música na sociedade, como instrumento diálogo cultural para a paz e amizade entre povos.

Porto e Lisboa aderem com várias iniciativas, com destaque para associação entre o Metro do Porto e a Casa da Música, que esta tarde leva uma sinfonia de Beethoven de viagem até à Estação de São Bento.

Pelas 16h30, a Orquestra Nacional do Porto dará um mini concerto com todos os naipes, de entrada livre. Leia mais aqui.

Na capital arranca esta noite, na discoteca Music Box, o Rock Rendez Worten Life, iniciativa que apresenta ao vivo as melhores bandas do concurso de novos talentos que revive o emblemático Rock Rendez Vous dos anos 80, responsável pelo lançamento dos Xutos & Pontapés, Mão Morta ou Sétima Legião.
A primeira sessão, marcada para as 22h30, é dedicada ao rock, seguindo-se seis noites para os restantes estilos em competição antes da grande final.

Outras iniciativas

- A Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, recebe esta tarde o colectivo Fuga, num concerto acústico e em formato quinteto. Às 19h sobe ao palco a harpista Clotilde Rosa.

- Mário Laginha e a Orquestra Metropolitana de Lisboa apresentam a peça "Até aos Ossos" no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém pelas 21h30.

- Também no CCB, o Filipe Melo Trio convida a veterana Sheila Jordan para a celebração do quinto aniversário do blogue Jazz no País do Improviso.

- A Fonoteca Municipal de Lisboa assinala a data com o concerto "ONE-OFF", às 21h30, uma mistura de percussões com sino de água, taça e sinos tibetanos e instrumentos clássicos.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum