Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Buraka Som Sistema - Espalha Brasas

Ir para baixo

Buraka Som Sistema - Espalha Brasas Empty Buraka Som Sistema - Espalha Brasas

Mensagem  PapaNJam Sex Out 03, 2008 6:08 am

Mas, afinal, que fenómeno é este que põe multidões a dançar freneticamente por onde passa? Nas vésperas do lançamento do tão esperado álbum de estreia, Black Diamond, batemos à porta dos Buraka Som Sistema em busca de respostas. Esta banda dá no duro e quer tomar o resto do mundo de assalto. Entrevista de Ricardo Raínho .
Buraka Som Sistema - Espalha Brasas Buraka10


Pra os mais desatentos, os Buraka Som Sistema (BSS) - Lil' John, DJ Riot, Conductor (todos produtores) e Kalaf (MC) - podem parecer algo que nasceu de geração espontânea e que, pura e simplesmente, aconteceu. Puro engano! Três quartos do grupo já existiam enquanto unidade produtiva desde, pelo menos, 2002, quando o colectivo de DJ's/produtores de jungle/drum'n'bass Cooltrain Crew foi reactivado.

Mais tarde, o 1-Uik Project, fonte de sonoridades mais soulful e jazzy, apresentadas ao mundo em 2004 com o álbum Strategies And Survival . Conductor, por seu turno, regista passado através do híbrido hip-hop/música tradicional angolana do Conjunto Ngonguenha, registado em 2004 com o álbum Ngonguenhação .

Mas, e os BSS? "Clube Mercado, 2006", remata logo Kalaf. E toda uma série de coisas, já mencionadas acima. "Exacto", corrobora Lil' John. "Somos pessoas com um background ligado às pistas de dança, aos clubes, gente a suar, a dançar. O nosso interesse pelo kuduro já vinha de trás, precisamente pela forma como essa música incita à dança e ao movimento. Foi por volta de 2006 que a coisa começou a tomar contornos mais definidos. Um dia, eu e o Riot fomos à Praça de Espanha e comprámos uns quantos discos: compilações tipo Angola em Festa , cenas do DJ Costoleta, etc. A partir daí, pegámos nuns dez temas e fizemos umas manipulações para acentuar os baixos e as batidas, numa lógica de apelar à pista. Posto isto, propusemos ao dono do Clube Mercado, o Ricardo Manaia, algo do género "temos aqui uma ideia para uma noite esquisita que tu não podes recusar"! Ele deu o aval e logo na primeira noite quem é que lá estava? O Conductor! Ao contrário do resto de nós, ele cresceu de forma quase literal com o kuduro. Chegou até nós, gostou da nossa cena e deu-nos dicas bastante preciosas. Entre elas, sugeriu uns MC's para animar, pois sempre foi nossa ideia temperar a música com MC's por cima. E foi aí que surgiu a Petty".

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos