Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amália morreu há 9 anos

Ir para baixo

Amália morreu há 9 anos Empty Amália morreu há 9 anos

Mensagem  PapaNJam Ter Out 07, 2008 2:59 am

Embaixadora do fado e de Portugal no mundo desapareceu no dia 6 de Outubro de 1999.
Amália morreu há 9 anos Amalia12
Faz hoje 9 anos que morreu Amália Rodrigues, a voz que fez do fado eterno lamento e símbolo além fronteiras de Portugal, da língua e dos portugueses. A fadista - actriz, artista, pioneira do novo fado - desapareceu no dia 6 de Outubro de 1999, aos 79 anos.
A assinalar a data, é publicada amanhã uma fotobiografia inédita organizada por Joaquim Vieira, jornalista e investigadora, integrada numa colecção com nomes como Fernando Pessoa, Vasco Santana, Amélia Rey-Colaço ou Zeca Afonso.

As imagens percorrem vida e obra da fadista, com passagem pelos anos 50, Paris e Madrid e pelo seu cosmopolitismo lisboeta até meados dos anos 80, nos seus concertos de despedida.

Além de fotografias desde os seus 16 anos, o livro trará uma árvore genealógica, uma cronologia e biografia sobre a cantora, acompanhadas de notas assinadas pela historiadora Cristina Faria. Já em Dezembro deverá estrear Amália, o Filme , com a actriz Sandra Barata Belo, de 29 anos, no papel da fadista.

O filme passará em revista a vida da cantora entre 1954 e 1984, arrancando neste último ano, no momento em que a Amália pensou em suicidar-se na varanda de um hotel em Nova Iorque.

O projecto assinado pela Valentim de Carvalho e RTP, e acusado pela família de "difamatório, falso e perigosamente atentatório da imagem de Amália", conta ainda com a participação dos actores Carla Chambel, António Pedro Cerdeira, Ricardo Carriço e João Didelet.

No próximo ano, o décimo aniversário da sua morte será assinalado com uma grande exposição organizada em conjunto pela Fundação e Casa Museu Amália Rodrigues e pelo Museu de Arte Contemporânea Berardo.

A inauguração está marcada Outubro em Lisboa, havendo pedidos de instalação para outras cidades, entre as quais Paris. Além do arquivo da fundação, a mostra contará com espólio cedido provisoriamente por entidades privadas, segundo vem sendo solicitado pela organização.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos