Sigur Rós-1994

Ir em baixo

Sigur Rós-1994

Mensagem  PapaNJam em Ter Jul 01, 2008 11:08 am

Sigur Rós é uma banda islandesa de post-rock, com elementos melódicos, clássicos e minimalistas. O nome, em islandês, significa "rosa da vitória", e pronuncia-se "si ur rous". A banda é conhecida pelo seu som etéreo e pelo falsete do vocalista, Jónsi. Alguns de seus contempôrâneos são múm e Amiina, ambas surgidas da mesma cena criativa e vibrante do post rock da Islândia.
História
Jón Þór (Jónsi) Birgisson, Georg Hólm e Ágúst Ævar Gunnarsson formaram a banda em Reykjavík em agosto de 1994. O nome da banda é o nome da irmã de Jónsi, Sigurrós, que nasceu no mesmo dia em que a banda foi fundada. Logo ganharam um acordo para gravar em um selo local, o Bad Taste. Em 1997, lançaram o primeiro CD, Von (esperança), e em 1998, uma coletânea remixada, chamada de Von brigði. O nome é, na verdade, uma brincadeira com as palavras em islandês: Vonbrigði é traduzida por "decepção", enquanto Von brigði significa "alteração na esperança" (o álbum é também conhecido por um nome alternativo, Recycle Bin).

O reconhecimento internacional veio com o Ágætis byrjun (Um Bom Começo), de 1999, no qual se juntou à banda Kjartan Sveinsson. A boa reputação do disco foi se espalhando pelo mundo nos dois anos seguintes. A crítica aclamou-o como um dos melhores álbuns de todos os tempos, comparando a banda com gigantes da música, como o Radiohead. Três músicas, Ágætis Byrjun, a música-título, o primeiro single, Svefn-g-englar e a então inédita Njósnavélinsem (que se tornaria sem título n°4) foram trilha do filme Vanilla Sky, de Cameron Crowe. Suas músicas também apareceram na série 24 Horas e no filme The Life Aquatic with Steve Zissou, e ainda em um filme da BBC, The Girl in the Café, onde se ouve Starálfur.

Após o lançamento de Ágætis byrjun, a banda ficou mais conhecida pela maneira singular com que Birgisson toca sua guitarra: com um arco de violoncelo, acentuado por um reverb, criando um efeito flutuante, único.

O baterista Ágúst deixou a banda após a gravação de Ágætis byrjun, e foi substituído por Orri Páll Dýrason. Em 2002, o antecipado álbum ( ) foi lançado. Nenhuma das músicas tinha título, embora a banda batizasse-as depois, em seu website. Todas as canções do álbum foram escritas em vonlenska (algo como esperancês), uma língua inventada por Jónsi, foneticamente parecida com o islandês. Supôs-se que o ouvinte é quem deveria criar um significado particular das letras, e escrevê-lo nas páginas em branco do encarte do disco.

Em outubro de 2003, Sigur Rós se juntou ao Radiohead para compor a trilha da espetáculo Split Sides, de Merce Cunningham. As três músicas do Sigur Rós foram reunidas no EP chamado Ba Ba Ti Ki Di Do, e lançadas em março de 2004. O disco de estréia da banda, Von (1997), foi finalmente lançado nos EUA e no Reino Unido, em outubro de 2004.

O último álbum, Takk..., é lançado em 13 de setembro de 2005, e apresenta canções com um estilo intermediário entre o primeiro e segundo discos. A banda dispôs, em seu site, o download de Glósóli, no dia 15 de agosto. Hoppípolla, o segundo single oficial, foi lançado em 28 de novembro, junto com um remake de Hafsól, canção do Von. Hoppípolla foi amplamente usada pela BBC, tanto em alguns de seus programas (propaganda da série Planet Earth: Planeta Terra), quanto na cobertura dos jogos da seleção inglesa de futebol, durante a Copa do Mundo de 2006. Também apareceu no trailer do filme Children of Men. Conseqüentemente, a demanda pelo single cresceu, e a EMI fez aumentar a produção.

Um novo EP, Sæglópur, foi lançado em 10 de julho de 2006, em alguns países, e em 8 de agosto nos Estados Unidos. A previsão de lançamento do EP era 8 de maio, mas com o repentino sucesso de Hoppípolla, foi adiado. O compacto contava com três novas canções: Refur, Ó Fridur e Kafan.

Em julho de 2006, Sigur Rós terminou uma turnê mundial que passou pela Europa, EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong e Japão, e seguiu fazendo shows pela Islândia em julho, gravando-os para um futuro DVD. Atualmente estão em recesso de turnês e gravações.

Até agora, estima-se que a banda tenha vendido mais de 2 milhões de discos no mundo todo.


Membros da banda

Jón Þór "Jónsi" Birgisson - voz, guitarra (tocada com o arco de cello), teclados, gaita
Georg "Goggi" Hólm - baixo, metalofone
Kjartan "Kjarri" Sveinsson - teclados, piano, guitarra, flauta, flauta irlandesa, oboé, banjo (1999-presente)
Orri Páll Dýrason - bateria, teclados (1999-presente)
Discografia
Von (Esperança) (1997)
Von brigði (Alteração da esperança) (1998) - Remixes do primeiro álbum.
Ágætis byrjun (Um Bom Começo) (1999) -Considerado o melhor álbum islandês do século XX
Takk... (Obrigado...) (2005)

Website www.sigur-ros.co.uk

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum