Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

The Gathering -1989

Ir para baixo

The Gathering -1989 Empty The Gathering -1989

Mensagem  PapaNJam Ter Jul 01, 2008 4:19 pm

Em 1989 os irmãos René Rutten e Hans Rutten juntaram-se a Bart Smits para formar uma banda. Mais tarde a formação ficou completa com a entrada de Hugo Prinsen Geerligs, Jelmer Wiersma e Frank Boeijen.

Em 1990 lançaram a primeira demo An Imaginary Symphony, uma mistura de doom metal e death metal: som pesado e lento do doom metal e os guturais do death metal, feitos por Bart Smits. Esta demo alcançou algum sucesso e no início do ano seguinte a banda já abria vários concertos. Neste ano, em Abril, a banda apresenta a sua segunda demo Moonlight Archer. A banda tornou-se relativamente conhecida e começou a actuar com bandas como Samael, Morbid Angel e Death. Em 1992 a banda lançou o primeiro álbum, Always..., gravado pela editora Fundation 2000. Os vocais eram feitos por Bart Smits e Marike Groot, que entretanto se tinha juntado á banda.

Em 1993 Bart Smits e Marike Groot saíram da banda por divergências musicais. O segundo álbum, Almost a Dance, é lançado nesse ano, com Niels Duffhues e Martine van Loon nos vocais. O álbum é um pouco diferente do primeiro, visto que já não conta com elementos do death metal, como os guturais.

Em 1995 é lançado o terceiro álbum, que conta com Anneke van Giersbergen nos vocais. Este álbum, Mandylion, foi gravado pela editora Century Media e foi o que mais sucesso trouxe á banda. No ano seguinte a banda faz uma digressão pela Bélgica, Luxemburgo, Suiça e Alemanha. Mal terminaram, a banda entrou em estúdio, e logo em 97 saiu o álbum Nighttime Birds.

Em 1998 o guitarrista Jelmer Wiersma abandona a banda, talvez porque o quinto álbum da banda, How to Measure a Planet?, abandona o death metal e torna-se mais leve, atmosférico e melódico. Em 99 a banda faz uma extensa tour pelos E.U.A, México e Reino Unido. Nesse ano a banda trocou a Century Media pela sua própria editora, Psychonaut Records.

Em 2000 a banda apresenta um novo trabalho If… Then… Else, que segue o mesmo estilo que o álbum anterior.

Em 2001 a banda lança The Early Years, que contém algumas músicas de 1990 e 1991. De seguida a banda parte em digressão pelo México.

Em 2002 a banda depara-se com alguns problemas: a editora Century Media lança o DVD In Motion, sem permissão da banda. De modo a ultrapassar a situação, a banda lança o EP Black Light District. Completamente diferente dos álbuns anteriores, este EP contém influências de alternative rock.

Depois de dois anos a trabalhar num novo trabalho, aparece o álbum Souvenirs, produzido por Zlaya Hadzich. Durante esse ano a banda parte em digressão pela Europa e América. Estes concertos são gravados e lançados em CD.

Em Novembro de 2005 é apresentada uma nova baixista, Marjolein Kooijman, que substitui Hugo Prinsen Geerligs. Marjolein Kooijman toca pela primeira vez em público em Fevereiro. O ano é passado em tour, que dá origem ao DVD A Sound Relief, que ganha um Edison Music Award.

Em 2006 é lançado o álbum Home. Anneke van Giersbergen ganha um Devil Award, na categoria de melhor cantora.



Membros

Membros atuais
René Rutten - guitarra e flauta
Marjolein Kooijman - baixo
Hans Rutten - bateria
Frank Boejen - teclado

Ex-membros
Anneke van Giersbergen - vocal
Niels Duffhues - vocais e guitarra
Jelmer Wiersma - guitarra e baixo
Martine van Loon - vocais
Bart Smits - vocais
Marike Groot - vocais

Membros Fundadores
Niels Duffhues - vocais e guitarra
Jelmer Wiersma - guitarra e baixo
Martine van Loon - vocais
Bart Smits - vocais
Marike Groot - vocais

Discografia

Always... (1992)
Almost a Dance (1993)
Mandylion (1995)
Nighttime Birds (1997)
How to Measure a Planet? (1998)
if_then_else (2000)
Black Light District (2002)
Souvenirs (2003)
Home (2006)
Página oficial www.gathering.nl

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos