Origens dos nomes de bandas e artistas de rock-Capit. 6

Ir em baixo

Origens dos nomes de bandas e artistas de rock-Capit. 6

Mensagem  PapaNJam em Sex Jul 04, 2008 1:35 pm

Nirvana - Estado avançado de espírito na cultura hindú.

Nocturnal Emissions - Emissões Noturnas. Ou seja, esperma.

Nofx - Forma simplória para "no effects" ("sem efeitos"). Uma banda punk honesta não quer mesmo muita parafernália tecnológica no som.

Nota - Significa "None Of The Above" ou em português NRA (Nenhuma Resposta Acima).

O'jays - Homenagem ao DJ Eddie O'Jay que os ajudaram no inicio ainda em Cleavland. Eles se chamavam The Mascots.

Oasis - É o nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.

Offspring - Tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).

Oingo Boingo - Swahili (lingua falada em Uganda) para "pensando enquanto dança". Eles começaram como um grupo teatral chamados "The Mystic Knights of the Oingo Boingo" (Os Cavaleiros Misticos de Oingo Boingo).

Omd - Orchestral Maneuvers in the Dark (Movimentações Orchestrais no Escuro).

Orb - Invenção de Woody Allen para seu filme "Sleeper". The Orb é uma bola de prata que deixa você "legal" quando tocado.

Orgy - Uma referencia à orgia de som que eles criavam. A conotação sexual também ajudava a atrair público.

Our Lady Peace - Essa banda Canadense tirou seu nome de um poema de 1940 escrito por Mark Van Doren.

Ozomatli - Deus Asteca da dança.

Ozzy Osbourne - "Ozzy" é seu apelido desde criança.

P.O.D. - Abreviação de "Payable on Death". Palavra técnica usada nos bancos. Quer dizer que quando uma pessoa morre alguém vai herdar seu dinheiro. Então é necessário que essa pessoa morra para herdar e isso é uma referência à pessoa de Cristo, porque Ele morreu pelos homens. (Colaborou: Leonardo Apolinário)

Pansy Division - Parodia de Joy Division. Pansy é uma outra forma de falar homosexual mais antigo do que o hoje popular "gay".

Pantera - Eles eram chamados de Pantego, nome de cidade texana, antes de preferir a palavra portuguesa Pantera.

Pearl Jam - Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote. Outras versões informam que Pearl Jam seria gíria, significando esporra. Eles quase se chamaram de "Mookie Blaylock" em homenagem a um jogador de basquete.

Penetrators - Homenagem a canção "Penetration" dos The Pyramids, a primeira canção que eles aprenderam a tocar juntos.

Pennywise - Nome do palhaço no livro "It" de Stephen King.

Pere Ubu - Personagem da peça Ubu Roi de Alfred Jarry.

Perry Farrel - Esse nome artístico veio da junção de seu nome verdadeiro, Perry Bernstein com a do seu irmão, Farrel Bernstein.

Phantom Tollbooth - Nome de livro infantil escrito por Norton Juster.

Phish - Corruptela do nome do baterista, John Fishman.

Phobos - Nome de uma das luas de Marte. Phobos também quer dizer "medo" em grego.

Pigpen - Essa banda de Nova York homenageia aquele menino sujinho da Turma do Charlie Brown.

Pink Floyd - O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de "Anderson Council" ou "Megadeath".

Pixies - O guitarrista que estava aprendendo inglês achou a palavra no dicionário, que quer dizer "fada". Acharam engraçado um sujeito imenso como Black Francis sendo membro de uma banda chamado "Fadas".

Pj Harvey - Polly Jean Harvey

Poco - Inicialmente eram Pogo mas o criador da revista em quadrinho processou.

Pogues - Vem de "Pogue Mahone", que em irlandes classíco ou celta, escreveria-se assim: Póg Mo hÓn, traduzindo em inglês fica "kiss my ass" (beija minha bunda) que é o nosso equivalente a dizer "vá tomar no cú".

Police - Stuart Copeland teve a brilhante ideia de usar um nome que estaria TODOS os dias em TODOS os jornais de TODO o mundo. Que tal essa, como jogada publicitaria?

Poop Shovel - Inspirado nos "Pooper Scoopers" pazinhas de plastico vagabundas para tirar cocô de cachorro da calçada.

Pop Will Eat Itself - Tirado de um artigo do jornal New Musical Express que perguntava, "Will Pop Eat Itself?"

Portishead - Nome da cidade na Inglaterra.

Pretenders - Segundo Chrissie Hynde: "Eu estava saindo com um cara e um dia quando fomos a um bar ele queria tocar uma música pra mim, só que escondido dos amigos dele que também estavam lá. A música era "The Great Pretender", de Sam Cooke. Aí eu pensei: um dia eu ainda vou usar isso em alguma coisa".

Pretty Boy Floyd - Nome de famoso mafioso e assassino.

Pretty Things - Homenageia a música "Pretty Thing" de Bo Diddley.

Primal Scream - Livro de Arthur Janov.

Primus - "Primeiro" em latim. Eles originalmente se chamavam de Primates antes de achar outra banda com este nome.

Procol Harum - Latim para "Além dessas coisas". O nome do gato do Keith Reid's.

Prodigy - Tirado do Moog Prodigy, primeiro sintetizador de Liam Howlett.

Professor Longhair - Todo pianista de bordel era chamado de professor certa época. Este tinha cabelos compridos. Gravou um grande numeros de blues para a Atlantic nos anos 50.

Propellerheads - Outra gíria para víciado em computadores.

Psychedelia Smith - Parodia de Delia Smith, que tem programa culinário na TV inglesa.

Psychedelic Furs - Embora toquem pop, eles gostam de música psicodélica. Furs homenageia "Venus And Furs" do Velvet Underground.

Psychefu Nkapus - Personagem em uma música dos Funkadelic.

Puskas - Essa banda Hungara homenageia o lendário jogador de futebol, Ferenc Puskas que também era conhecido em sua terra como um cara festeiro.

Pussy Galore - Personagem do filme "Goldfinger" da série de James Bond.

Pylon - Um romance de William Faulkner.

Queen - Segundo Freddie Mercury: "Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias 'caras' para o nome."

Radiohead - Tirado da música "Radio Head" dos Talking Heads.

Rage Against The Machine - A primeira banda do vocalista Zack De La Rocha se chamava Inside Out, e chegou a lançar um CD. O nome do segunto CD desta banda seria Rage Against The Machine, mas esse segundo CD nunca chegou a ser lançado. Zack então aproveitou o nome para a sua nova banda.

Rainbow - Nome inspirado no Rainbow Bar & Grill, ponto-de encontro dos roqueiros em Los Angeles.

Ramones - O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.

Rapeman - Nome homenageia personagem violento de história em quadrinhos japonesa.

Rasputina - Variação com o nome de Rasputin.

Raquel - É o nome da ex-namorada do vocalista, que o deixou pouco tempo antes de montar a banda. Raquel é uma banda de Hard Rock oitentista, que lançou um único disco em 1989 auto-intitulado. Sua canção de maior sucesso é "Pop Goes The Music". (Glam Hard 80)

Ratt - A banda se chamava originalmente Mickey Ratt (referência a Mickey Mouse). Porém quando a banda comecou a ganhar mais repercussão, decidiram diminuir o nome simplesmente para Ratt. (Glam Hard 80)

Red Hot Chilli Peppers - Pimentas vermelhas ardidas. Segundo Anthony Kiedis: "Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons".

REM - Trata-se da sigla para "Rapid Eyes Movements", movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.

Reo Speed Dealer - Parodia do Reo Speedwagon.

Reo Speedwagon - Nome de furgão da Oldsmobile na década de 30. REO significa Ransom Elliot Olds, nome do fundador da Oldsmobile Car Company.
Replacements - Os Substitutos. A história diz que foram substituir uma banda que faltou. Quando perguntaram o nome da banda, Paul Westerberg informou, "somos os substitutos".

Rhapsody - Rapsódia. Fragmento ou trecho de poemas épicos.

Ridel High - O High School no filme Grease.

Rolling Stones - Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase "A rolling stone gathers no moss" (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin' Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.

Roosters - Nome tirado da canção "Little Red Rooster" de Howlin' Wolf. O galo (rooster) na canção tem como conotação o pênis. A banda é de Nova Jersey.

Rosetta Stone - Pedra encontrado no deserto do Egito pelo exército de Napoleão contendo uma mensagem em três línguas diferentes. Através dessa pedra os arqueólogos puderam começar a traduzir hieróglifos egípcios.

Rush - Estavam todos preocupados pois já tinham uma apresentação marcada porem ainda não tinham nome. O irmão mais velho de John Rustley deu como suggestão Rush.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum