Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Thrash Metal: o estilo que marcou uma geração

Ir para baixo

Thrash Metal: o estilo que marcou uma geração Empty Thrash Metal: o estilo que marcou uma geração

Mensagem  PapaNJam Sex Jul 04, 2008 4:30 pm

Thrash Metal: o estilo que marcou uma geração Megade13Talvez muitos dos novos consumidores de rock e metal, aqueles que nasceram depois dos anos 80, nunca imaginam o que representou para a história da música pesada o surgimento de um estilo agressivo de música que fincou fortes raízes no rock produzido nas últimas duas décadas. Esse estilo surgiu no começo dos anos 80 e ficou conhecido como thrash metal. A palavra thrash significa 'açoite','chibatada', palavras que definem a rispidez praticada pelo estilo. Ainda hoje alguns veículos de música (principalmente os não especializados) referem-se ao estilo como “trash” metal, causando uma interpretação que ofende os antigos fãs, supondo que o segmento seria equivalente a filmes trash, ou seja música de péssima qualidade intencional.

Não é muito fácil conceitualizar o thrash metal. Mas tanto para os fãs antigos como para quem o toca, basicamente seria o peso do metal tradicional, aliado à velocidade extrema mas com melodias explícitas. Alguns discos de bandas de metal tradicional dos 80 tinham referências a esse conceito, como alguns do Accept por exemplo.

Bandas como Venom faziam no início dos 80 um som agressivo e rápido, mas pouco técnico e melódico. Assim como antigos nomes como MOTORHEAD já faziam esse som sujo e rápido. Mas o estilo se popularizou mesmo quando na região da Bay Area de San Francisco, surgiram algumas bandas que praticavam um som sujo e rápido como as citadas, mas com uma técnica infinitamente superior e até mesmo assustadora.

O primeiro grande nome a se destacar foi mesmo o Metallica, até porque seu disco "Kill'em All" foi lançado no começo de 1983, sendo o primeiro a trazer comercialmente ao público as características acima citadas. Outros nomes também do mesmo quilate despontaram como precursores do thrash como Slayer (cujo maior trabalho foi “Reign in Blood”), Anthrax (“Among the Living”), Testament (“New Order”), MEGADETH (“Peace Sells...”), Exodus (“Bonded by Blood”) entre outros. Do outro lado do Atlântico pintavam também outras bandas que também incorporaram o primeiro pelotão do estilo como Kreator (“Endless Pain”), Destruction (“Infernal Overkill”), Sodom (“In the Sign of the Evil”), Tankard (“Chemical Invasion”) entre outros.

Lembrando que, mesmo se qualificando como bandas thrash, as bandas invariavelmente tinham cartacterístias bem pessoais. Não poderia se dizer por exemplo que Anthrax, SLAYER e Kreator faziam a mesma música. Velocidade, melodia e agressividade são características padrão das bandas, mas a forma como os ingredientes se misturavam construíram para cada banda seu estilo bem peculiar de se fazer thrash.

Alguns nomes que também fizeram bonito no começo do estilo mas nunca chegaram a ser taxados de medalhões poderiam ser lembrados como Coroner, Violence, Exciter, Onslaught, Sabbat, At War, entre outros.


Thrash Metal: o estilo que marcou uma geração Metall15Após a explosão do estilo em escala mundial, a grande maioria das bandas mudou radicalmente sua sonoridade a partir dos anos 90. Metallica já não produzia discos tão poderosos, MEGADETH teve momentos de instabilidade, Exodus e Anthrax sofreram importantes mudanças de formação o que gerou baixa na produção de seus discos. O Slayer se aproximou perigosamente da estagnação. Kreator fez algumas experimentações que desagradaram seus fãs. E o Sepultura sofreu com os problemas já descritos. O surgimento do grunge (ou rock alternativo) fez com que o mercado americano se desinteressasse pelo movimento thrash. Novas bandas no entanto surgiam com uma proposta moderna na concepção do thrash, como por exemplo Pantera, Nevermore, Machine Head e Fear Factory.

A partir do novo século, algumas bandas voltaram a fazer grandes trabalhos, criativos e pesados, como Kreator, Destruction, Tankard, Megadeth, Exodus e Testament. O estilo atualmente parece estar voltando ou mesmo tentando recuperar sua fatia de importância no mundo metal. No Brasil algumas bandas estão lançando ótimos discos do mais puro e clássico thrash, como Violator, Mad Dragster ou Bywar. O estilo sobrevive, resiste para que não viva apenas do glorioso passado.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos