Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soundgarden-1984-1997

Ir para baixo

Soundgarden-1984-1997 Empty Soundgarden-1984-1997

Mensagem  PapaNJam Qui Jun 26, 2008 10:11 pm

Soundgarden foi uma banda formada em 1984, em Seattle, Washington e que, ao lado de Nirvana, Alice in Chains, Stone Temple Pilots e Pearl Jam, constitui um dos principais representantes do movimento Grunge, Mas suas musicas,assim como o Alice in Chains eram bem mais pesadas e muito superiores tecnicamente ao Nirvana por exemplo,muitos dizem ser o Soundgarden uma banda de Heavy Metal. O Soundgarden foi a primeira banda a assinar com uma grande gravadora, mas não atingiram sucesso comercial até a popularização do estilo no começo dos anos 90.

A banda atingiu seu maior sucesso com o álbum de 1994 Superunknown, que estreou na primeira posição da Billboard e gerou os singles vencedores do Grammy, "Black Hole Sun" e "Spoonman".O grupo foi colocado como nº14 na lista de 100 Maiores Artistas do Hard Rock, da VH1. Terminaram em 9 de abril de 1997 devido a brigas internas pela direção criativa da banda
[editar] História

Início (1984 - 1986)
Soundgarden foi formado em 1984 por Chris Cornell (bateria e vocal) e Hiro Yamamoto (baixo), que foram mais tarde juntados a Kim Thayil (guitarra). Thayil havia se mudado para Seattle de Park Forest, Illinois[6] com Yamamoto e Bruce Pavitt, que mais tarde começaria a Sub Pop Records. A banda se denominou assim a partir de uma escultura de canos que concentrava o vento, "The Sound Garden", localizada no Magnuson Park, em Seattle.[7]

Cornell originalmente tocava bateria enquanto cantava, mas a banda trouxe Scott Sundquist para permitir que Cornell se concentrasse nos vocais. As primeiras gravações da banda foram três canções que apareceram na compilação para a C/Z Records chamada Deep Six. Também continha canções de outras bandas do grunge como Green River, Skin Yard, Malfunkshun, The U-Men e Melvins. Em 1986, Sundquist deixou a banda e foi substituído por Matt Cameron, que eram baterista do Skin Yard.


Primeiros lançamentos (1987 - 1990)
Tendo assinado com a Sub Pop, a banda lançou os EPs Screaming Life em 1987 e Fopp em 1988.

Apesar da banda estar sendo assediada por grandes selos, em 1988 assinaram com a SST Records para lançar seu primeiro álbum, Ultramega OK, que ganhou uma indicação para o prêmio Grammy. Em 1989 lançaram outro álbum Louder Than Love. Após esse álbum Yamamoto deixou à banda para voltar a faculdade. Ele foi brevemente substituído por Jason Everman, previamente do Nirvana, deixando a banda para que Ben Shepherd assumisse sua posição.


Sucesso comercial (1991 - 1994)
A nova formação lançou Badmotorfinger em 1991. Apesar de bem sucedido e indicado ao Grammy por melhor performance de metal, as atenções do público estavam voltadas para o Nevermind do Nirvana. Ao mesmo tempo, o foco da atenção para bandas de Seattle trazido pelo Nevermind aumentou o reconhecimento para a banda, permitindo que "Outshined" e "Rusty Cage" tivessem audiência em rádios mais pesadas e na MTV. A banda fez turnê com o Guns N' Roses para promover o álbum, e produziu o vídeo Motorvision com cenas de dois shows da turnê em Seattle.

O álbum Superunknowmn foi o maior sucesso da banda, através de singles como "Black Hole Sun", "Spoonman", "The Day I Tried to Live" e "Fell on Black Days". As canções de Superunknown capturaram a criatividade dos trabalhos anteriores, enquanto mostrava uma abordagem mais comercial da banda. As letras do álbum são obscuras e misteriosas, sendo que muitas músicas lidavam com abusos, suicídios e depressão.


Down On the Upside e o fim (1995 - 1997)
O último álbum da banda foi Down on the Upside, lançado em 1996, tendo sido produzido pela própria banda. Apesar de críticas positivas, o álbum não atingiu o sucesso comercial de seus antecessores.

Tensões aconteceram durante a turnê de promoção do álbum. Ao final da turnê, em Honolulu em fevereiro de 1997, Shepherd atirou seu baixo para o alto em frustração após uma falha do equipamento, saindo do palco. Em 9 de abril de 1997 a banda anunciou seu fim.


Pós-Soundgarden (1998 - presente)

Kim Thayil, ao lado de Kim Warnick, do The Fastbacks.Cornell lançou um álbum solo em setembro de 1999 entitulado Euphoria Morning. Em 2001, formou o grupo Audioslave com os antigos membros do Rage Against the Machine. Cornell gravou três álbuns como vocalista da banda até sua saída (e o fim da banda) no começo de 2007.[8] Ainda no mesmo ano, em junho, Cornell lançou seu segundo álbum, Carry On, que recebeu críticas variadas e sucesso comercial.

Matt Cameron inicialmente jogou seus esforços para seu projeto paralelo Wellwater Conspiracy, a qual ambos Shepherd e Thayil contribuiram. Ele então trabalhou brevemente com o Smashing Pumpkins[9][10] e foi até, de acordo com boatos, considerado como substituto de Jimmy Chamberlin. Em 1998, acompanhou o Pearl Jam na turnê de Yield e subsequentemente se uniu a banda como membro permanente.

Kim Thayil juntou forças com o ex-vocalista do Dead Kennedys Jello Biafra, o ex-baixista do Nirvana Krist Novoselic e a baterista Gina Mainwal para um concerto, se denominando No WTO Combo, durante a conferência ministral do WTO em 1 de dezembro de 1999, em Seattle. Posteriormente, contribuiu com guitarras para o álbum 999 Levels of Undo de Steve Fisk, assim como o projeto paralelo de Dave Grohl, Probot, em 2004. Em 2006, Thayil tocou guitarra no álbum Altar, a colaboração entre as bandas Sunn O))) e Boris.

Shepherd saiu em turnê com Mark Lanegan e lançou o segundo álbum do Hater em 2005. Ele também ocasionalmente aparece nos álbuns do Wellwater Conspiracy.

Quanto à uma futura reunião do Soundgarden, Chris Cornell comentou em uma entrevista em outubro de 2005 que "provavelmente não aconteceria", e continuou:
Em entrevistas após sua saída do Audioslave em fevereiro de 2007, Cornell reiterou que os membros do Soundgarden não tinham nenhum interesse em uma reunião.[13]

Em uma entrevista no começo de agosto do mesmo ano, Cornell mencionou o desejo de Thayil em lançar um box set ou álbum de b-sides de raridades do Soundgarden, apesar de nenhum informação posterior ter sido dada.
Integrantes
Chris Cornell Vocal
Kim Thayil Guitarra
Hiro Yamamoto Baixo
Matt Cameron Bateria
Ben Shepherd Baixo
Jason Everman Baixo
Scott Sundquist Bateria
Álbuns de estúdio
1988 - Ultramega Ok (SST Records)
1989 - Louder Than Love (A&M)
1991 - Badmotorfinger (A&M)
1994 - Superunknowmn (A&M)
1996 - Down On The Upside (A&M)

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos