Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Beastie Boys -1985

Ir para baixo

Beastie Boys -1985 Empty Beastie Boys -1985

Mensagem  PapaNJam Qui Jun 26, 2008 11:09 pm

Os Beastie Boys nasceram da diversidade na cultura das ruas e disco de Manhattan, nos inícios dos anos 80. Com o conservantismo de Reagan a espalhar-se pelos Estados Unidos e Ed Koch a livrar Nova Iorque da louca bancarrota dos anos 70 para se entrar nos anos 80 lucrativos, Mike Diamond. Adam Horovitz e Adam Yauch estavam a revolucionar o mundo da punk hardcore, sendo como adolescentes de classe média refugiando-se na música rebelde. Mas como a maioria dos jovens crescidos em Nova Iorque nesse momento, também estavam conscientes da nação crescente do hip hop que estava a formar-se.
Os estudantes da secundária Adam Yauch e Mike Diamond formaram os Beastie Boys(com o futuro membro de Luscious Jackson Kate Schellenbach como baterista) como uma libertação dos seus pensamentos mais pesados, tocando em pequenos estabelecimentos da parte este de Manhattan e estabelecendo uma reputação boa na sociedade punk da cidade. Logo a seguir Horovitz juntou-se, que tocava os mesmos sons com a sua banda The Young & The Useless. Mas como amantes do hip hop, os Beastie deixaram os seus instrumentos em 1984. Começaram a escrever rimas e compondo disparates rítmicos como Cookie Puss, um bombardeamento telefónico aos empregados de gelados da Carvel. Quando conheceram o estudante da Universidade de Nova Iorque e aspirante a DJ Rick Rubin e o empresário de hip hop Russell Simmons em 1984 que fundaram a empresa discográfica Def Jam, os Beastie eram uma banda de brancos, com todos a mudar o seu nome: Mike D para Diamond, MCA para Yauch e King Adrock para Adam Horovitz. Como eram brancos num mundo predominantemente negro do hip hop, isso fez com que muitos duvidassem das suas habilidades mas o apoio de importantes figuras como Run-DMC e o êxito do single de 1985 She`s On It com uma mistura de ritmos estrondosos, guitarra de heavy metal e versos sobre pessoas de classe baixa, fez desaparecer os comentários de plágio. Na sua primeira invasão nacional, abriram para Madonna na digressão de 1985 Material Girl.
Invadindo o público com os seus palavrões e latas de cerveja voando no ar, os Beastie Boys apresentaram-se com a sua imagem rústica que se tornaria o seu cartão de visita.
As raparigas adolescentes que estavam entre o público de Madonna odiava-nos mas para quem os viu, era uma imagem inesquecível.
Quando já estavam preparados para lançar um single de culto Fight for Your Right to Party e o álbum que o acompanhava License to Ill e justamente quando a banda de Hollis colaborou com Aerosmith in Walk this Way, as pessoas estavam prontas para um sucesso de rap-rock que agradasse a muitas de pessoas que não estavam habituadas a ouvir hip hop( em duas palavras: os brancos).
Os Beastie tornaram-se nisso e em muito mais, deixando uma marca numa geração de rapazes rockeros que os podiam ouvir nas rádios alternativas, convertendo-se no primeiro grupo rap a chegar ao número 1 das listas Billboards. Combinando ritmos de John Bonham e a guitarra de Slayer, com versos malucos dignos de qualquer universitário sobre cerveja, mulheres, o romper das regras e sobretudo não ligar ao que os outros pensam de nós, eles chegaram a platina mais rápido do que alguém dizer Michael Jackson. Com DJ Hurricane a comandar as operações, a sua primeira digressão, completo com raparigas mal vestidas em jaulas e globos obscenos no final causou polémica nos lugares onde foi, resultando em censura por parte de algumas autoridades locais dando assim aos Beastie Boys a imagem de arruaceiros da sociedade.



E quando estavam a personificar a imagem de rock cru como rock rebelde e vendendo milhões de discos pelo caminho, o trio foi catalogado como um grupo sem talento com apenas um sucesso. Após um desacordo com a Def Jam que os obrigou a abandonar a marca e declarações por parte de Rick Rubin a dizer que ele tinha orquestrado o sucesso da banda, muitos pensaram que nunca mais ouviriam falar dos Beastie Boys.
Contudo, o seu segundo álbum, o inteligente Paul`s Boutique em 1989, foi a primeira parte num novo capítulo e nova direcção para a banda. Também ajudou a revolucionar
a história do hip hop, ainda que só tenha vendido uma fracção dos álbuns ao contrário do anterior. Gravado em Los Angeles, onde foram para escaparem dos maus tratos sofridos em Nova Iorque após License to Ill, e produzido pela equipa dos DJs chamados
Dust Brothers. Paul`s Boutique foi uma mistura de músicas com proporções quase míticas. Cortaram e pegaram em pequenas samples que foi transformado num dos mais importantes comunicados da subcultura dos anos 90. A nível musical, o coeficiente de inteligência do álbum era exactamente o contrário do anterior. Misturando referências clássicas com as do pop, acrescentaram desta vez rimas inteligentes com um som de influências rock, funk e reggae. Paul`s Boutique mostrou claramente que os Beastie eram mestres musicais talentosos com mão sob o seu próprio destino artístico.
Com Check Your Head em 1992, os Beastie Boys ultrapassaram todas as expectativas, cimentando assim ainda mais o seu lugar no panteão da música e levando o seu nome outra vez mais aos lugares mais altos dos rankings. Após criar uma mistura genial de samples, os Beastie Boys construíram um estúdio, redescobriram os seus instrumentos
e fizeram do álbum um sucesso. Feito com o teclado meio louco de Money Mark Nishita, a bateria de Diamond, o baixo de Yauch e a guitarra de Horowitz, o grupo encontrou um meio termo entre rock hardcore e ritmo melódico. Harmonizaram os sons e improvisaram as suas vozes por cima, acrescentando vozes já gravadas e misturando tudo para torná-lo numa espécie de copo longo que não soava nem a hip hop nem rock alternativo mas sim com ambas as influências. Mantiveram esta fórmula vencedora com Ill Communication em 1994 e Hello Nasty em 1998(os dois estrearam-se em número 1 nos rankings) combinando hip hop com vários tipos de ritmos instrumentais e jogando com outros géneros musicais como o electro e a bossa nova quando lhes ocorria.
Apesar dos Beastie Boys terem atenuado a marcha da sua evolução musical, eles não deixavam de evoluir como ícones populares e culturais. Fundaram a empresa discográfica Grand Royal, saída para outros lançamentos mais obscuros que os Beastie Boys e projectos pequenos, que introduziram ao mundo o talento das mulheres de Luscious Jackson e a sensação australiana Ben Lee. Após converter-se num budista praticante nos inícios dos anos 90, em 1996 Adam Yauch começou a organizar concertos anuais para aumentar o conhecimento internacional acerca da situação da nação do Tibete que tem sido governada pela China desde 1959, marginalizando assim líderes espirituais ao exílio.
O caminho dos Beastie Boys, desde fãs de cerveja a modelos de uma geração, está completa. Pelo caminho, ganharam o respeito de todos, desde rappers extremos a universitários ingénuos a monges budistas e os "fantoches" de Hollywood. Ainda a flamejar a bandeira da diversidade, tanto a nível artístico como noutros aspectos da sua vida no início dos anos 80, os Beastie tornaram-se em líderes musicais, impondo novas modas e sendo representantes sociais sem cair na armadilha dos mitos da pop.

http://www.beastieboys.com

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos