Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Kim Carnes -1971

Ir para baixo

Kim Carnes -1971 Empty Kim Carnes -1971

Mensagem  PapaNJam Sex Jun 27, 2008 12:24 pm

Kim Carnes (Los Angeles, 20 de Julho de 1945) é uma cantora de norte americana música pop.

A imagem de Kim Carnes está tão associada ao seu sucesso "Bette Davis Eyes", de 1981, que é surpreeendente descobrir o quanto ela já fez musicalmente como atriz, cantora, pianista, produtora e compositora

Infancia e influencias
Kim Carnes, filha de um procurador de justiça e de uma administradora de hospital, nasceu em Los Angeles (CA), no Hospital Hollywood, no dia 20 de julho de 1945, e cresceu na cidade de Pasadena (CA) - onde estudou no Attend Pasadena City College.

Aos 3 anos, ela já gravava em seu pequeno gravador as canções que ela mesma inventava. Aos 5 ela as tocava no piano. Kim Carnes já sabia que seria uma cantora. Naquela época, um de seus programas favoritos era "The Connie And Jack Reagan Show", a que assistia a todas as tardes. Um dia, os pais dela foram a uma festa na casa do produtor daquele programa. Quando eles voltaram pra casa, a pequena loura queria saber se eles haviam contado ao produtor que tinham uma garotinha que estava a fim de cantar no programa dele. Então, diante da resposta negativa, a pequena Kim começou a insistir aos seus pais para que telefonassem ao produtor, pedindo para ela cantar no programa dele. E aí foi a estréia da lourinha, e ela cantou "Buttons And Bows".

Ainda criança, Kim aprendeu a tocar piano, e logo ela começou a compor canções que ela mesma inventava. Kim é um desses raros exemplos de pessoas que, na infância, já sabia exatamente o que queria ser.

"Eu nunca tive qualquer outra coisa em mente. Eu queria escrever canções, eu queria ser uma estrela e uma cantora e nunca pensei em fazer nada mais do que isso." - confessou Kim numa entrevista à Steve Wosahla em 1981.


Adolescência e aspirações
Na adolescência, quando tinha 14 anos, formou uma dupla com uma amiga (Kim & Jane), cantando em festas escolares, em frente a lojas de discos e também no final da Rua Sunset Boulevard. Em cada apresentação elas tinham mais segurança, até que decidiram gravar.

Elas finalmente encontraram um produtor que disse que elas poderiam gravar uma fita "Demo" por US$200. Então, elas pegaram dinheiro emprestado com seus pais, prometendo que iriam ressarci-los, lavando carros, vendendo jornais ou até mesmo cuidando de crianças. Elas chegaram a gravar 3 canções, e acabaram aprenderam sua primeira lição no mundo da música. O produtor do disco disse que partiria para a Austrália e que elas terminariam o disco quando ele voltasse. Depois de 3 semanas, Kim e Jane, desconfiadas, enviaram um amigo ao local do estúdio para ver o que estava acontecendo. Então, foi descoberto que o estúdio havia virado uma agência de viagens e que o falso produtor havia desaparecido. Suas fitas "demo" sumiram junto com os US$200.

A lição foi vantajosa para Kim, que depois desse dia pensa duas vezes antes de atribuir a sua confiança a alguém, e ao tomar decisões referentes a sua carreira. No entanto, ela teve que tomar uma decisão contra sua vontade quando saiu da escola.

-"Meus pais queriam me ver entrar parra a universidade e eu me inscrevi só para satisfazê-los. Mas em menos de 6 meses eu me cansei dos cálculos e de todos os estudos. Ao contrário dos estudantes, eu sempre soube o que queria fazer, e por isso eu preferi voltar, imediatamente, para a vida profissional". - expôs a lourinha, certa vez, para uma repórter francesa em 1983.

"Eu nunca quis ter uma vida convencional", declarou Kim à revista Rolling Stone. E ela completou: "Eu não diria que eu era uma rebelde. Eu apenas sabia que existia uma outra vida... por aí".

Aos 18 anos, Kim começou a trabalhar dia-e-noite. De dia, em uma loja de publicidade, onde ela gravava "jingles" para comerciais; à noite, ela fazia seus atos de bravura nos clubes que lhe forneceram seu primeiro público. "Foi duro, mas eu sabia que seria a solução, porque eu encontrei autores, produtores e compositores. Foi aí que eu cantei pra valer".


Atriz e início de carreira
Em 1965 Kim estreiou como atriz na TV. Ela participou do episódio "Patty Meets the Great Outdoors" da série de TV "The Patty Duke Show" fazendo a personagem Joan.

Em 1966, Kim Carnes se juntou ao grupo The New Christy Minstrels, apesar de ela não gostar de música Folk. Intermináveis dias solitários na estrada fizeram-na voltar para casa. Embora ela tenha largado e se juntado ao grupo três vezes no primeiro ano, ela fez amizade com Kenny Rogers, que era um dos vocalistas do grupo na época. E ela também acabou se apaixonando por um outro Minstrel, nascido no Oregon, Dave Ellingson, com quem ela se casaria mais tarde.

Em 1967 Kim atuou como atriz no filme "C'Mon, Let's Live A Little" no papel de Melinda. Os cantores Bobby Vee e Jackie DeShannon também participaram desse drama musical de baixo orçamento.


Parceria com Dave Ellington
O casal Kim & Dave deixou o The New Christy Minstrels e foi cantar no Santa Ynez Inn, no Pacific Palisades, durante dois anos. Foi nessa época que o casal encontrou produtores como Jimmy Bowen e compositores como Glen Frey, Don Henley e John David Souther. Em 1971, Kim & Dave assinaram um contrato de US$125 por semana com o produtor e editor Bowen (autor de "Freedom Of Expression", tema de abertura do programa Globo Repórter, da TV Globo).

Durante algum tempo, Kim gravou fitas "demos" para outros compositores enquanto que colaborava com seu marido, escrevendo canções. O casal pegou a estrada, atravessou os EUA, fizeram shows em centenas de colégios, e abriram os shows de diversos artistas como David Cassidy, Neil Sekada e Eric Andersen.

"Eu fiz isso durante anos. Foi a única maneira que eu encontrei para conseguir experiência num estúdio. Mas eu acabei encontrando muitos produtores e outras pessoas do mundo da música". - Afirmou Carnes certa vez.

Em 1971 veio a primeira gravação oficial da dupla Kim & Dave: "Nobody Knows", tema do filme "Corrida Contra O Destino" ("Vanishing Point"). Kim ainda compôs "Sing Out For Jesus" para Big Mama Thorthon para a trilha do mesmo filme.

Em novembro de 1971 é lançado o álbum "Presenting The Sugar Bears", produzido por Jimmy Bowen para a campanha de promoção de produtos alimentícios da linha infantil da General Foods. Kim Carnes participa do disco emprestando a sua voz à ursinha Honey Bear. O grupo chegou a figurar em 51o lugar nas paradas da Billboard ("Pop Singles") em 1972 com a canção "You Are The One".

Nesse mesmo ano, Kenny Rogers & The First Edition gravam "Where Does Rosie Go", de autoria de Kim Carnes. Tal canção, incluída originalmente no álbum "Transition", vem aparecendo em diversas coletâneas do cantor.


Carreira solo
Dezembro de 1971. Chega o grande dia, o primeiro álbum solo de Kim é lançado...

Finalmente Kim Carnes estréia sua carreira solo em 1971, com o álbum "Rest On Me", produzido por Jimmy Bowen, e que foi lançado por um selo independente chamado "Amos". O álbum de 11 faixas tinha apenas duas composições de Carnes: "Fell In Love With A Poet" e "I Won’t Call you Back". As outras canções de destaque foram versões de "Do You Wanna Dance" (Bobby Freeman), "To Love Somebody" (Bee Gees) e "To Love" (Carole King). Note-se que nesse álbum a voz de Kim ainda não estava rouca. A sua rouquidão é o resultado de freqüentar clubes cheios de fumaça de cigarro, apresentações até altas horas da noite e beber muito vinho "spritzers".
Em 2004, Kim lança o 13o. álbum de sua carreira: "Chasin' Wild Trains". Muitas canções do álbum já foram avaliadas pelo público, durante as apresentações da artista em Nashville (TN), Sisters (Oregon), Atlanta (Geórgia), Rosemary Beach (Florida), Laughlin (Nevada), etc. Sem pressão de gravadora por resultados ou imposições de qualquer ordem, esse é, sem dúvida, o mais autêntico álbum de Kim Carnes. Ela gravou o que quis, como quis e com quem quis.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos