Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metallica -1981

Ir para baixo

Metallica -1981 Empty Metallica -1981

Mensagem  PapaNJam Seg Jun 23, 2008 11:38 am

Metallica é um grupo de thrash metal fundado em 1981 em Los Angeles, Califórnia, considerado por muitos um dos fundadores do thrash metal juntamente com Slayer, Exodus e Anthrax. Na sua carreira, a banda já vendeu mais de cem milhões de álbuns pelo mundo.

Primórdios (1981–1983)
O Metallica foi formado em Los Angeles, Califórnia, em outubro de 1981 pelo guitarrista e vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. A dupla recrutou o baixista Ron McGovney, e a primeira encarnação da banda passou por vários guitarristas, como Lloyd Grant, Brad Parker e Jeff Warner. O nome da banda surgiu quando o produtor musical de heavy metal Ron Quintana pediu a Lars para ajudá-lo a escolher um nome para sua nova revista, que se destinava a promover bandas de metal dos Estados Unidos e Reino Unido. Entre uma lista de Quintana de vários nomes que incluía "Metallica".

A música da banda era inspirada em outras bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, Motörhead, Diamond Head, Saxon, Thin Lizzy, Venom e Mercyful Fate, entre outras, em sua maioria, britânicas. Lars era dinamarquês, e havia se mudado para os Estados Unidos com o propósito de se tornar um jogador de tênis. Ele estava muito empolgado com a NWOBHM e bandas como Iron Maiden. Outras influências incluíam bandas de punk rock como The Ramones, Misfits, Zeroption e o hardcore punk do Discharge.

No início de 1982, Ulrich convenceu Brian Slagel da gravadora Metal Blade a incluir a canção "Hit the Lights" na primeira compilação Metal Massacre. A fim de encontrar um guitarrista em tempo integral para a banda, Ulrich também enviou um anúncio para um jornal local. Dave Mustaine, de Huntington Beach, Califórnia, que estava tocando com a banda Panic respondeu o anúncio e encontrou-se para uma audição. Ulrich e Hetfield impressionaram-se de tal maneira com o equipamento e primeiras notas de Mustaine que o convidaram para integrar-se à banda antes mesmo da audição de fato.

Em março e abril de 1982 várias demos foram gravadas com esta formação. Poucos meses após gravaram No Life 'Til Leather, que chamou atenção da cena underground. Posteriormente foi lançada a demo ao vivo Metal Up Your Ass.

No mesmo ano, Ron McGovney deixou a banda e o Metallica convidou o então baixista do Trauma Cliff Burton a reunir-se à banda. Burton aceitou com a condição de que a banda se realocasse para sua cidade, Castro Valley, também na Califórnia. Com Burton a banda gravou a Megaforce Demo. Após estabelecerem-se na cena de thrash metal da Bay Area, o Metallica viajou para Nova Iorque em 1983. Após alguns concertos acertaram contrato com a nova gravadora de Marsha Zazula, então promotor da banda, a Megaforce Records. Ulrich e Hetfield decidiram que o comportamento agressivo e disruptivo de Mustaine relacionado ao uso excessivo de drogas e álcool estava se tornando difícil de lidar. Kirk Hammett foi trazido da banda Exodus e Mustaine foi despedido, para logo após formar a banda de thrash metal Megadeth.

Kill 'em All e Ride the Lightning (1983–1984)
Em 1983 a banda viajou para Rochester para gravar seu primeiro álbum, Metal Up Your Ass. Entretanto, devido a conflitos com a gravadora pelo título, o nome do álbum acabou sendo alterado para Kill 'Em All. O álbum não foi um sucesso financeiro de início, mas ajudou a banda a construir uma base de fãs cada vez maior na cena underground. Apesar da animosidade, Dave Mustaine, que se tornou famoso com sua banda Megadeth, ainda teve créditos de co-escritas em canções como "Jump in the Fire", "Phantom Lord", "Metal Militia" e a notável "The Four Horsemen" (originalmente intitulada "The Mechanix" e referenciada de tal maneiras nas primeiras demos). Outra canção famosa era "Seek & Destroy". O relançamento do álbum em 1989 incluiu canções favoritas entre fãs, como "Am I Evil?", do Diamond Head, e "Blitzkrieg" da banda de mesmo nome. Atualmente, considera-se Kill 'Em All como um dos maiores clássicos do thrash metal.

No ano seguinte a banda lançou Ride the Lightning, um álbum que incluía a canção mais lenta e introspectiva "Fade to Black", diferenciando o Metallica de outras bandas thrash. Ainda que alguns considerassem a banda como "vendida", outros fãs consideram Ride the Lightning como valioso. Outras canções notáveis incluem "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" e "The Call of Ktulu", esta última uma canção instrumental de nove minutos. Dave Mustaine ainda teve créditos reconhecidos para "Ride the Lightning" e "The Call of Ktulu".


Master of Puppets (1984–1986)
Quando o álbum atraiu a atenção de grandes gravadoras, a banda assinou contrato com a Elektra Records e mais tarde, assinou com o selo Vertigo, distribuido pela PolyGram (atual Universal Music), para distribuição de seus álbuns na Europa e no restante do mundo. Seu primeiro lançamento da nova gravadora foi Master of Puppets de 1986, que marcou um início da banda na grande media. Apesar de não ter sido lançado compacto algum, faixas como "Master of Puppets" e "Welcome Home (Sanitarium)" eram tocadas nas rádios. Fãs que procuravam uma alternativa às bandas de hair metal da época encontravam opções em canções mais "furiosas" com "Battery" e "Damage, Inc.". A banda recebeu ainda mais exposição quando foram convidados a abrir um concerto para Ozzy Osbourne, e Master of Puppets subiu para o 29º lugar na parada de álbuns da Billboard.[2] Alguns críticos consideram esse um dos maiores álbuns de heavy metal de todos os tempos[3].



Morte de Cliff Burton (1986–1987)
Em 27 de setembro de 1986, durante a parte européia da turnê Damage Inc., Cliff Burton faleceu perto de Ljungby, Suécia (em uma viagem entre Estocolmo e Copenhague) quando o ônibus da turnê deslizou na rodovia congelada e tombou[4][5]. A morte de Burton resultou em questionamentos sobre o futuro da banda. Por fim os três membros remanescentes decidiram continuar o trabalho, e com o apoio da família de Burton começaram a busca por um substituto. A canção "To Live is to Die" foi gravada posteriormente em homenagem a Burton. Na música podem ser ouvidas frases na voz de Burton: "Quando um homem conta uma mentira ele mata alguma parte do mundo. Estas são as pálidas mortes com que homens desperdiçam suas vidas. Isso tudo eu não posso mais suportar, presenciar. O reino da salvação não pode me levar para casa". O corpo de Cliff foi cremado e as cinzas lançadas em Maxwell Ranch. Na cerimónia, foi tocada a música "Orion" (um instrumental) do álbum "Master of Puppets". O Metallica tocou esta música em um medley em 1992 em San Diego na Califórnia junto com outras músicas, entre elas "My Friend of Misery" e "Incitações" a "(Anesthesia) Pulling Teeth" do álbum Kill 'Em All por várias distorções de baixo entre um solo e outro.

A partir das audições para a escolha de um novo baixista estava Les Claypool (da banda Primus), um amigo de infância de Hammett. A banda gostou do baixista, mas considerava seu estilo muito diferente do estilo do Metallica. O convite foi feito a Jason Newsted. Jason reuniu-se à banda oficialmente em 28 de outubro de 1986, três semanas após o funeral de Burton. A turnê foi terminada nos primeiros meses do ano seguinte. Em julho de 1987 gravaram The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited para testar um novo estúdio que eles haviam construído e para testar o talento de Newsted.


...And Justice for All (1988–1990)
...And Justice for All foi lançado em 1988, o primeiro de estúdio desde a morte de Burton. Ele teve grande sucesso comercial, atingindo a sexta posição da Billboard 200, o primeiro álbum da banda a estar entre os dez primeiros. Apesar de críticas, em 1989 a banda recebeu sua primeira indicação ao Grammy pelo álbum, para a categoria Melhor Desempenho de Hard Rock/Metal Vocal Ou Instrumento. Entretanto, o prêmio foi ganho pela banda Jethro Tull pelo seu álbum Crest of a Knave. O resultado gerou muita controvérsia, pois a banda realmente esperava ganhar o prêmio e já estava na saída dos fundos do palco esperando ser chamada, logo após ter apresentado a canção "One". Os integrantes do Jethro Tull (por muitos a banda não é considerada nem mesmo de hard rock e metal) não haviam nem mesmo ido à cerimônia, assumindo que sua chance de ganhar o prêmio era ínfima.

Seguido do lançamento de ...And Justice for All, Metallica assumiu a grande media da música com seu primeiro vídeo musical para a canção "One". A banda apresentou a canção em um depósito abandonado, e o vídeo foi remixado com cenas de uma versão do filme Johnny Got His Gun. Ao invés de organizar um acordo de licença para apresentar cenas do filme, a banda simplesmente comprou os direitos da obra. O vídeo foi enviado à MTV, com uma versão alternativa somente com a banda tocando, caso a emissora não aceitasse a versão original. Apesar de sua duração longa, a MTV aceitou o vídeo[6].


Em 1991, Metallica lançou o álbum homônimo Metallica (popularmente conhecido como The Black Album ou O Álbum Preto), que inclui canções como "Nothing Else Matters", "Enter Sandman", "Sad But True," "The Unforgiven" "Holier Than Thou", "Wherever I May Roam" e "Of Wolf And Man". A gravação foi co-produzida com Bob Rock, que já havia trabalhado com bandas de hard rock como The Cult, Bon Jovi e Mötley Crüe. O álbum possui uma capa toda preta com uma imagem pálida de uma cobra em um dos cantos, com o nome da banda no canto oposto. As sessões de gravação tornaram-se um processo longo e árduo, durando mais de um ano devido a conflitos entre os integrantes e argumentos com Rock sobre a direção do álbum, escopo e som. O custo de gravação superou um milhão de dólares. Entretanto, apesar da batalha para seu término, o álbum tornou-se o lançamento mais bem sucedido da banda, atingindo o topo da Billboard[7].

O primeiro single de Metallica foi "Enter Sandman", mostrando um estilo de música mais lento que trabalhos anteriores da banda. Devido ao novo estilo do som, mais alegações sobre uma "banda vendida" foram direcionados ao Metallica através da década de 1990. Em 1992, durante uma turnê muito bem sucedida financeiramente com o Guns N' Roses, Hetfield sofreu severas queimaduras de segundo e terceiro grau devido a pirotecnia durante a abertura de "Fade to Black", impedindo-o de tocar guitarra por uma período da turnê. O roadie da banda e guitarrista do Metal Church John Marshall preencheu a posição da guitarra de Hetfield durante esse período.


Load, ReLoad e Garage Inc. (1994–1999)
Após quase três anos de suporte ao álbum, incluindo uma apresentação no Woodstock 1994, a banda entrou em estúdio para escrever e gravar seu sexto álbum, Load. Interromperam esse período em meados de 1995 e apresentaram-se em três concertos ao ar livre, a chamada Escape from The studio Tour 1995, com bandas como Slayer, Skid Row, Slash's Snakepit, Therapy? e Corrosion of Conformity. Load foi lançado em 1996, e durante sua produção inicial a intenção era um álbum duplo. Entretanto, foi decidido que seria melhor lançar somente metade das canções primeiro, continuar o trabalho nas canções remanescente, e lançá-las no ano seguinte. Essa continuação do trabalho resultou no álbum seguinte da banda, ReLoad, de 1997.

Esses dois álbuns representaram uma significativa mudança musical para o Metallica. as melodias rápidas de heavy metal com composições sobrepostas de guitarra foram substituídas por melodias de blues e guitarra havaiana. Suas vendas foram inferiores às vendas dos três álbuns anteriores.

Em 1998 foi lançada a compilação Garage Inc., que consistia em um álbum duplo. O primeiro CD contém gravações inéditas de covers de bandas como Killing Joke, The Misfits, Thin Lizzy, Mercyful Fate, Black Sabbath, Nick Cave e Bob Seger. O segundo CD contém gravações antigas de covers, incluindo o EP The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited.

Em 7 de março de 1999 a banda foi indicada à calçada da fama de San Francisco. O então prefeito da cidade Willie Brown, proclamou aquele como sendo o "Dia Oficial do Metallica" em San Francisco. Um mês depois em 21 e 22 de abril, a banda gravou duas apresentações com a San Francisco Symphony Orchestra, na época conduzidas por Michael Kamen. Kamen, que já havia trabalhado com Bob Rock em "Nothing Else Matters", havia entrado em contato com a banda oito anos antes, logo após o lançamento do Álbum Preto, com idéias sobre a junção da música do Metallica com uma orquestra sinfônica. Kamen e sua equipe compuseram material de orquestra adicional para um número de canções da banda, e os concertos apresentaram uma seleção de canções datadas até a época de Ride the Lightning. A banda também escreveu duas novas canções com Kamen para o evento, "No Leaf Cover" e "Minus Human". A gravação de áudio e o vídeo do concerto foram lançadas em novembro de 1999 com o nome S&M, em CD, VHS, VCD e DVD.

Saída de Newsted, St. Anger (2001–2005)
Com planos de volta aos estúdios em 2001, Newsted deixou a banda em janeiro alegando que danos físicos após vários anos tocando com o grupo. Entretanto, entrevistas posteriores com Newsted e os integrantes remanescentes revelaram que o desejo de Newsted de lançar um CD e entrar em turnê com seu projeto paralelo Echobrain, e a resistência intensa de Hetfield à idéia, foi a causa primordial da saída do músico[10]. Jason também alegou que não havia espaço para ele compôr porque James Hetfield "impôs" essa barreira.

Em julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outras adicções, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a escrita e gravação do próximo álbum. A tarefa de baixo nas sessões de gravação havia sido feita pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock. A gravação do álbum foi documentada para o filme Some Kind of Monster.

No início de 2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de substituto permanente para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista. Jason Newsted acabou reunindo-se com a banda de thrash metal Voivod em 2002. Acabou também substituindo Robert Trujillo na banda de Ozzy durante a turnê Ozzfest de 2003.

Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica, St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais. Intencionalmente seco e bruto, foi seguido de críticas do fãs. Apesar disso, o álbum ganhou o Grammy Award de 2004 para Melhor Desempenho de Metal.

Após turnês extensas divulgando o álbum na Summer Sanitarium Tour 2003 e na Madly in Anger with the World, a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.


Death Magnetic (2006–atualmente)
Em 16 de fevereiro de 2006 a banda anunciou em sua página oficial que após um relacionamento de mais de quinze anos, o produtor musical de longa data Bob Rock não estaria mais gravando o próximo álbum de estúdio do Metallica. O grupo está atualmente gravando um álbum de estúdio com o produtor Rick Rubin, que já trabalhou com outras bandas proeminentes de rock e metal como Slayer, System of a Down, Slipknot, Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e atualmente Linkin Park.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos