Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guns N Roses

Ir para baixo

Guns N Roses Empty Guns N Roses

Mensagem  PapaNJam Seg Jun 23, 2008 1:06 pm

Guns N'Roses é uma banda de rock norte-americana, formada em Los Angeles, Califórnia em 1985. A banda, liderada pelo vocalista e co-fundador Axl Rose, passou por várias mudanças de alinhamento e controvérsias desde a sua criação. O Guns N' Roses lançaram cinco álbuns de estúdio, dois EPs, um álbum ao vivo e três DVDs musicais ao longo da sua carreira. A banda encontra-se atualmente trabalhando no famoso álbum Chinese Democracy, que está sendo produzido há mais de uma década. Quando for lançado, será a primeira gravação de faixas inéditas do Guns N' Roses desde Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, em 1991.

A banda já vendeu aproximadamente 90 milhões de cópias em todo o mundo,[3] incluindo 39 milhões nos Estados Unidos.[4] O seu álbum de estreia em 1987, Appetite for Destruction, vendeu mais de 26 milhões de discos a nível mundial e atingiu o 1º lugar nos EUA.[5]

O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuiram para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominação do hard rock e heavy metal no final dos anos 80 e início dos anos 90. Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autencidade entusiasmante.[6]

A banda teve grande sucesso a nível mundial entre 1988 e 1993, mas devido a conflitos de personalidade entre os membros do grupo levou ao fim do alinhamento original. Atualmente, Axl Rose é o único membro original no alinhamento do Guns N' Roses, sendo o vocalista desde 1985.
História

O Começo
A história do Guns N' Roses começa nos idos de 1983 quando o vocalista W. Axl Rose deixa a banda Rapid Fire para montar uma nova banda com seu amigo de infância Izzy Stradlin. A banda formada pela dupla se chama Rose, que logo é renomeada para Hollywood Rose. Contava com W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Chris Weber (guitarra), Rick Holland (baixo) e Johnny Kreiss (bateria). A nova banda consegue algum destaque nos subúrbios de Los Angeles, com muitas composições próprias (que futuramente seriam tocadas pelo Guns n' Roses) como "My Way, Your Way" (Anything Goes), "Wreckless" (Reckless Life) e "Shadow Of Your Love". O último show do Hollywood Rose aconteceu na virada do ano de 1984/1985. Após isso a banda se dissolveu.

Assim, ao início de 1985, os ex-membros do Hollywood Rose, W. Axl Rose (Vocal) e Izzy Stradlin (Guitarra Base), se juntam a três ex-membros de outra banda recém dissolvida: Tracii Guns (Guitarra Solo), Ole Beich (Baixo) e Robbie Gardner (Bateria) da banda L.A. Guns. Com a junção dos membros e dos nomes das duas bandas, surge o Guns n' Roses. Essa formação porém se apresentou apenas uma única vez, em março de 1985. Após esse show, Ole Beich foi substituído por Duff Mckagan (também conhecido nos seus tempos de Guns n' Roses como Duff "Rose" Mckagan).

Com essa formação (Axl, Tracii, Izzy, Duff e Robbie) a banda fez mais alguns shows até a metade de 1985, quando a banda sofreu novas alterações: Tracii Guns e Robbie Gardner saíram da banda; Duff McKagan convidou seus antigos parceiros de Road Crew, o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler para seus lugares. Nascia assim a formação mais conhecida da banda Guns N' Roses. A estréia nos palcos da nova formação aconteceu em 06/06/1985, no conhecido Troubador em Hollywood. Após isso, a banda seguiu para Seatle onde teve a sua tournê de estréia, conhecida por Hell Tour. Voltando à Califórnia, os 5 escreveram o "hino", "Welcome to the Jungle".


A Escalada para a Fama
Em 1986, lançaram um EP independente, Live ?!*@ Like a Suicide. Uma das poucas cópias desse EP acabou na gravadora Geffen Records, que decidiu assinar um contrato com a banda. O álbum de estréia, Appetite for Destruction (1987), vendeu até hoje 35 milhões de cópias, teve boa recepção da crítica e lançou diversos hits, entre eles: "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City". Até hoje, permanece como um dos álbuns de estréia mais vendido da história. O Guns começou então a abrir shows para grandes bandas como o Iron Maiden,Rolling Stones e Aerosmith, mas à medida em que as vendas de Appetite cresciam, partiram para uma turnê mundial sendo eles os cabeças-de-cartaz de muitos concertos. Na turnê o comportamento dos membros atraía a mídia: Duff McKagan, Slash e Steven Adler entravam no palco freqüentemente sob efeito de drogas ou álcool, e Slash muitas vezes entrava no palco amparado e desmaiava ao final dos shows. Um show em Castle Donnington Inglaterrano festival Monster of Rock, teve um acontecimento trágico, quando dois fãs morreram acidentalmente espezinhados durante o show. Todos os acontecimentos nos seus concertos deram ao grupo o apelido de "A banda mais perigosa do planeta".

O lançamento seguinte foi G N' R Lies (inicialmente seria chamado de "The Sex, The Drugs n' The Violence: The shocking Truth"), em 1988, que incluía as quatro músicas de Live ?!*@ Like a Suicide e mais 4 canções acústicas. O álbum fez sucesso, chegando ao #2(O Top 1 era o álbum anterior) dos tops mundiais, e teve dois hits: "Patience" e "Used to Love Her" Porém uma das músicas, "One in a Million", que mencionava "niggers" (negros) e "faggots" (bichas), causou polêmica, e Axl Rose foi acusado de racismo e homofobia. Rose negou, dizendo que era fã de homossexuais como Freddie Mercury (Queen) e Elton John, e, além disso, Slash era filho de uma negra.

O mau comportamento de alguns membros levou a gravadora a pedir imediatamente mudanças de comportamento . Os membros começaram a tratar-se dos seus vícios após W. Axl Rose ameaçar sair da banda se alguns membros continuassem à abusar do alcool e das drogas , dançando com Mr. Brownstone (apelido dado pela banda para droga Heroína).

Em 1989, a banda começou com uma perda. Steven Adler não conseguia tocar bateria de tão chapado que frequentemente se encontrava com cocaína e heroína . A banda o fez assinar um contrato em que, se Steven usasse drogas novamente saíria do grupo. Infelizmente Logo foi demitido. No ano seguinte o baterista Matt Sorum dos ingleses The Cult fora chamado para a banda. O tecladista Dizzy Reed (que foi colocado na banda por indicação de Axl Rose, Dizzy passava por dificuldades financeiras na época) também se uniu à banda e o empresário foi trocado. Em janeiro de 1991 , a banda tocou para o maior público que até então conseguiu reunir: 140 mil pessoas no dia 20 e 120 mil no dia 23, no festival Rock in Rio 2 realizado no estádio Maracanã, Rio de Janeiro. Foram os concertos que marcaram as estréias de Matt Sorum e Dizzy Reed na banda, sendo o grupo mais esperado do festival , o GN´R já encabessava os maiores shows e festivais da epóca . Em maio do mesmo ano, teve início a turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion (que seriam lançados meses depois), começando por East Troy, em Wiscosin , EUA. A banda Skid Row abriu os shows.

A banda tinha músicas suficientes para um álbum duplo, mas resolveu lançar Use Your Illusion I e Use Your Illusion II como dois discos separados, em 17 de Setembro de 1991. Os álbuns estrearam na Billboard em #2 e #1 respectivamente, fazendo com que a banda se tornasse a banda mais popular do planeta.


Os Illusions e a Megaturnê Mundial
Os álbuns duplos "Use Your Illusion" I e II surgiram afinal, com a épica "November Rain", "Coma", "Estranged", " You could be mine", "Civil War", "Don´t Cry", "Right next door to hell" e covers de Bob Dylan "Knockin´on heavens door" e de Paul McCartney "Live and let die". O anúncio do novo disco, acompanhado de uma turnê, agitou o mundo do rock.

Todos queriam ver o show. O primeiro marcado pela banda na Inglaterra, no Wembley Stadium em Londres , em agosto, vendeu 47 mil ingressos só no primeiro dia de vendas. Tiveram início especulações sobre o lançamento de um álbum ao vivo ao final da turnê, engordando as vendas das nove milhões de cópias de Appetite for Destruction e três milhões e 250 mil cópias de GN'R Lies. Tudo deu certo para Slash, que passou um ano fora tocando com grandes nomes como Bob Dylan, Michael Jackson, Iggy Pop e Lenny Kravitz . Mas longe de se tornar uma estrela menor do cenário, ele preferiu a química do Guns. "Se não fosse Axl, eu poderia estar ainda procurando um cantor", ressaltou. "Sair do nada e chegar a tal ponto foi uma grande virada na minha cabeça. Agora que aconteceu, e nós conseguimos nos manter juntos, eu não acredito que teremos esse tipo de problema de novo".

Seguindo os álbuns, a banda começou a Use Your Illusion Tour, que duraria 3 anos e teria grande retorno financeiro e incidentes muito controversos sendo considerada uma das turnês de rock mais longa de todos os tempos, tocando em 32 países diferentes com um set list de todos os discos até então lançados e alguns covers, tocaram algo em torno de 196 shows. Na época, os shows do Guns N´Roses tornou-se um espetáculo imperdível e November Rain era a música mais tocada nas rádios de todo o mundo e o videoclipe mais exibido na MTV.

Em novembro de 1991, Izzy Stradlin' saiu da banda. O guitarrista que "morreria" se a banda morresse decidiu deixar o Guns, daí começou o declinio, porque Izzy era um ótimo compositor e compôs varios clássicos. A saída foi pacífica na época(ao contrário do affair Steven Adler, que deu um de inocente e processou a banda por tê-lo induzido ao vício). Sem perder tempo, Axl e Slash elegeram o guitarrista Gilby Clarke (ex-Kill For Thrills) como novo gunner e substituto de Izzy (no entanto Izzy Stradlin' acabaria por voltar em alguns espetáculos após Gilby Clarke sofrer um acidente de moto) e quebrar o pulso.

A controvérsia parece ser sua eterna companheira e ele não faz por menos: com o lançamento de Use Your Illusion, Axl arrumou atritos generalizados com a imprensa musical dos EUA e Inglaterra, chegando a citar os nomes de vários jornalistas e revistas. Ele alimentava seu desafeto na canção "Double Talkin Jive", onde, entre outras ofensas, mandava todos "à merda". Mas agora a poeira baixou e, como sempre, a última palavra sobre o futuro da banda cabe a Axl Rose. "Eu não vou dizer que nós estaremos aqui para sempre - mas eu espero escrever o tipo de música que permaneça por um longo tempo".



A banda tornou-se popular também com seus videoclipes entre eles os que tiveram super-produções como ; "Don't Cry", "Estranged" e "November Rain" que possuem uma trilogia entre si, para explicar um vida amorosa. A turnê Use your Illusion World Tour passou no Brasil em Dezembro de 1992 com 2 shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, e terminou em Julho de 1993 em Santiago Chile.


O Declínio
Em 1993, após o fim da mais lendária turnê da história, o Guns N' Roses lançou The Spaghetti Incident?, um álbum de covers (principalmente de punk rock), com recepção "boa" do público e ruim da crítica para epóca . Uma canção escondida de autoria de Charles Manson Serial killer famoso por ter assasinado uma atriz famosa e um grupo de escoteiros , "Look at Your Game Girl" fora incluída a pedido de Axl (contra a vontade do grupo) o que causou polêmica interna.

Em 1994, Axl é processado por agressão pela sua ex-esposa e pela sua ex-namorada Stephanie Seymour. Gilby Clarke que tinha substituído Izzy Stradlin' anos antes, foi demitido. Paul Huge entrou para o seu lugar, e tocou num cover de "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones, incluída na trilha sonora do filme Entrevista com o Vampiro. No entanto Paul Huge, amigo de infância de Axl, não foi bem aceito pelos outros, principalmente por Slash, que não gostara do fato de a guitarra de Huge ficar no mesmo volume que a sua e ter que dividir solos.

Devido a este descontentamento em 1995, Slash começou um projeto chamado Slash's Snakepit antes de abandonar os Guns em 1996, sendo substituído por Robin Finck guitarrista do Nine Inch Nails. Em 1997 Duff demitiu-se pois não havia mais clima na banda e Matt foi despedido em 1998. Axl tornou-se o único membro original, comprando assim todos direitos sobre o nome Guns N´Roses.

Slash, Duff e Matt Sorum, desde 2002 tocam na mesma banda - Velvet Revolver.


"Retorno"

Rumores circularam em 1997 sobre Axl trabalhando em um novo álbum. Nada apareceu até 1998. Axl acabou por juntar um grupo de novos membros para a banda - entrou no estúdio com a banda sendo Paul Huge e Robin Finck nas guitarras, Tommy Stinson (ex-The Replacements) no baixo, Josh Freese (The Vandals) na bateria e Dizzy Reed e Chris Pitman nos teclados.

Este conjunto de membros do Guns lançou em 1999 a sua primeira música desde 94, "Oh My God", especialmente para a trilha sonora do filme Fim dos Dias. A música seria um prelúdio do anunciado álbum Chinese Democracy que acabou não sendo lançado. No mesmo ano a gravadora lançou o álbum Live Era: '87-'93, uma coletânea de faixas ao vivo. Devido a demora na produção do novo álbum , Robin Finck saiu para voltar ao Nine Inch Nails.

Em 2000 novas mudanças. Robin Finck volta e o guitarrista Buckethead também entra. Josh Freese é substituído por Brian "Brain" Mantia (das bandas Primus e Proxia, em que Buckethead tocara). Em 2001, voltaram a fazer shows, três em Las Vegas, e enfim se apresentando no Rock in Rio 3, marcado como o de maior público na história da banda, com cerca de 250 mil pessoas, em misturando sucessos com músicas novas.

Em 2002, Paul Tobias abandonou a banda. Foi substituído por Richard Fortus, ex-Love Spit Love.

Buckethead saiu em Março de 2004, forçando o cancelamento do show no Rock in Rio Lisboa. Nenhum guitarrista substituto fora anunciado.

No mesmo mês, a Geffen lançou a coletânea Greatest Hits, já que o novo álbum de estúdio Chinese Democracy não saía há 11 anos. Rose demonstrou seu desprazer com o álbum, já que a lista de faixas fora feita sem seu conssentimento.

Em Janeiro de 2006, Axl Rose contou a revista Rolling Stone que "as pessoas irão ouvir música este ano". E também não descartou a possibilidade da banda fazer apresentações ao vivo.

Em Fevereiro de 2006, as demos das músicas "Better", "Catcher in the Rye", "IRS" e "There Was a Time" vazaram na Internet em um site não oficial da banda. O empresário da banda solicitou que todos os links de mp3's e letras dessas músicas fossem removidos dos sites.

Neste mesmo mês, foi anunciada uma turnê Européia com inicio no dia 25 de Maio, que incluiu uma apresentação no Rock In Rio-Lisboa, estiveram cerca de 50 mil fãs. Nos meses seguintes a anunciada turnê Européia foram anunciadas mais 4 datas de shows em Nova York, que serviram de aquecimento para a turnê Européia. As apresentações em Nova York foram as primeiras depois de um hiato de quase 4 anos sem shows. No geral, as críticas foram muito positivas e a banda apresentou um novo guitarrista, Ron Thal (Bumblefoot), que ocupou o lugar de Buckethead.

Nos dia dias 12, 14, 15 e 17 de Maio de 2006, o Guns N' Roses deu espetaculo em Nova York. A volta do Guns não poderia ser melhor. O novo guitarrista, teve uma boa aceitação pelo público, a voz de Axl foi também bastante elogiada, e um fato histórico ocorreu: Em um dos shows, o ex-guitarrista Izzy subiu ao palco para tocar novamente com Axl. O público veio ao delírio ao ver os velhos parceiros em atividade juntos no mesmo palco.

No concerto em Lisboa - 27 de Maio de 2006 - a banda entusiasmou-se com os mais de 50 mil fãs, fez alguns improvisos no concerto que durou mais de 2 horas sendo tocados quase todos os grandes sucessos.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos