Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oeiras Alive-Rage Against The Machine

Ir para baixo

Oeiras Alive-Rage Against The Machine Empty Oeiras Alive-Rage Against The Machine

Mensagem  PapaNJam Sex Jul 11, 2008 10:37 pm

Oeiras Alive-Rage Against The Machine C3913510
Tudo começou um pouco depois da hora prevista. O palco principal acendeu-se - uma enorme estrela vermelha sobre fundo negro, a cara de Che Guevara num amplificador - e o quarteto que todos esperavam surge no horizonte.

Já se sabia que o público estava disposto a embarcar numa viagem rumo aos anos 90 - antes do concerto, boa parte entoou certeiramente "Sweet Child o' Mine", que passava no sistema de som - mas ainda assim foi impressionante ver um verdadeiro mar de gente a saltar durante quase todo o espectáculo, de forma não só uniforme entre si, como em assinalável sintonia com o que se ia passando em palco.

"Testify" deu início às hostilidades e mostrou um Zack de la Rocha com tanta energia como se continuasse nos seus 20 e poucos anos - dir-se-ia mesmo que foi o único homem da noite a rivalizar, em quilómetros corridos em palco e energia destilada, com o imparável Eugene Hütz, dos Gogol Bordello.

O vocalista dos Rage Against The Machine parece também ter conservado toda a fúria que, em concerto, lhe serve de combustível (o que se compreende se pensarmos que, desde a primeira encarnação dos Rage Against The Machine, as coisas que o perturbavam não mudaram assim tanto).

Do cimo da Torre Optimus, de onde a BLITZ teve permissão para ver parte do concerto, era possível descortinar todo o tipo de salto, air-guitar, air-drumming, mosh e mesmo uma ou outra escaramuça. De tronco despido, punho no ar e rodeados de poeira, os espectadores deste concerto foram, como diria Gabriel Alves, um espectáculo dentro do espectáculo.
Oeiras Alive-Rage Against The Machine 946bca11
Igualmente emblemático continua Tom Morello, que ao longo da noite se dirigiria numerosas vezes os fãs no seu idioma predilecto: a guitarra eléctrica, da qual saca riffs incendiários e efeitos improváveis, "emoldurados" pela secção rítmica pujante de Tim Commerford e Brad Wilk.

Foi assim em "Bulls On Parade" - a raiva a subir de nível, com público e banda igualmente empolgados - ou "People of the Sun" e "Bombtrack", a provar, se preciso fosse, que os fãs continuam a ter na ponta da língua os refrões-slogans de Zack la Rocha, o pregador.
Oeiras Alive-Rage Against The Machine 34db8711
Outro dos momentos altos do espectáculo foi "Bullet In The Head", com o povo em coro afinado e Zack de la Rocha expectante, observando a sua devoção, antes de explodir em mais uma correria ou um recorde no salto em altura.

Por esta altura, um fã emocionado pedia-nos que escrevêssemos "Zapata is still alive, e é por isso que eles aqui estão!". A identificação do público com a mensagem política da banda reflectia-se nas muitas t-shirts com a cara de Che Guevara, envergadas pelos espectadores - quanto a Zack de La Rocha, vestia uma camisa vermelha que encharcou com distinção.
Oeiras Alive-Rage Against The Machine C721ce11
Aplaudidos por um público maioritariamente, mas não exclusivamente masculino e deveras entusiasmado com o reencontro (ou primeiro encontro) com uma das bandas da sua vida, os Rage Against The Machine deram o concerto que se esperava - o que, dadas as altas expectativas depositadas neste espectáculo, é bom sinal.

"Guerilla Radio" e "Sleep Now In The Fire" foram algumas das últimas músicas antes do encore, que trouxe consigo A Internacional (hino socialista), elogios a José Saramago e o momento mais esperado da noite: "Killing In The Name".
Oeiras Alive-Rage Against The Machine 62326712
O riff inconfundível deu o sinal de partida para milhares de punhos no ar, piruetas de toda a espécie e um rebuliço inqualificável que cobriu todo o recinto - e todos os espectadores - de poeira da cabeça aos pés.

02h30 - A multidão que a organização estima ter chegado aos 40 mil espectadores abandona o recinto após um arrasador espectáculo dos Rage Against The Machine. "Killing In The Name" foi, como seria de esperar, a derradeira estocada num concerto que levantou - literalmente - muita poeira no Optimus Alive!08.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos