Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FAQ:Pink Floyd

Ir para baixo

FAQ:Pink Floyd Empty FAQ:Pink Floyd

Mensagem  PapaNJam Qui Jul 03, 2008 12:38 pm

FAQ:Pink Floyd Pink-f11De onde vem o nome Pink Floyd?
Pink Floyd não foi o primeiro nome da banda. Antes foram conhecidos por Sigma 6, T-Set, Megadeaths, Abdabs e The Pink Floyd Sound. O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd.

Quais foram as formações do Pink Floyd?
Roger Waters, Rick Wright, Nick Mason, Syd Barrett, Bob Close

Roger Waters, Rick Wright, Nick Mason, Syd Barrett

Roger Waters, Rick Wright, Nick Mason, Dave Gilmour, Syd Barrett

Roger Waters, Rick Wright, Nick Mason, Dave Gilmour

Roger Waters, Nick Mason, Dave Gilmour

Nick Mason, Dave Gilmour

Nick Mason, Dave Gilmour, Rick Wright

Quais foram os álbuns lançados pelo Pink Floyd e pelos seus componentes?
Os álbuns a seguir foram lançamentos oficiais mundiais da banda.

The Piper at the Gates of Dawn (1967)
A Saucerful of Secrets (1968)
More (1969, trilha sonora)
Ummagumma (1969)
Atom Heart Mother (1970)
Meddle (1971)
Obscured by Clouds (1972)
Dark Side of the Moon (1973)
Wish You Were Here (1975)
Animals (1977)
The Wall (1979)
The Final Cut (1983)
A Momentary Lapse of Reason (1987)
Delicate Sound of Thunder (1988)
The Division Bell (1994) Pulse (1995)

Principais lançamentos especiais ou comemorativos

A Nice Pair (1973, na realidade apenas os dois primeiros discos em um único álbum duplo)

A Collection of Great Dance Songs (1981, coletânea)

Shine On (1992, caixa especial com 9 cds)

Lançamentos solos dos componentes da banda

Syd Barrett: The Madcap Laughs (1970), Barrett (1970), Syd Barred (1974), The Peel Sessions (EP 1988), Octopus (coletânea 1992), Crazy Diamond (Box Set 1993)

Roger Waters: Music from The Body (1970), Pros and Cons of Hitchhiking (1984), When The Wind Blows (trilha sonora, 1986), Radio Kaos (1987), The Wall Live Berlin (1990), Amused to Death (1992)

David Gilmour: David Gilmour (1978), About Face (1984)

Richard Wright: Wet Dream (1978), Broken China (1997)

Nick Mason: Ficticious Sports (1981), Profiles (1985)

O que é o som quadrofônico anunciado em algumas gravações do Pink Floyd?
O sistema quadrofônico é um método de gravação e reprodução de som que usa quatro canais independentes ao invés de apenas um (sistema mono) ou dois (sistema estéreo). O sistema quadrofônico permite a reprodução de som realmente em três dimensões, não apenas com a percepção de lateralidade do estéreo mas também com percepção de profundidade. O Pink Floyd usou a gravação quadrofônica em três álbuns apenas: Atom Heart Mother, Dark Side of the Moon e Wish You Were Here.

Embora os discos possam ser tocados normalmente em um equipamento estéreo, para que se tenham o efeitos quadrofônicos especiais da gravação é necessário um equipamento especial, com dois amplificadores e quatro caixas de som independentes. Estes equipamentos não são mais fabricados assim como não são mais feitas gravações no sistema quadrofônico. As gravações em CD não podem ser quadrofônicas, apenas algumas versões originais em vinil dos discos acima possuem este efeito.

Não confunda o sistema quadrofônico com o sistema surround. No surround, apesar das quatro caixas, os canais de som são apenas dois.

Porque Syd Barrett Deixou a banda?
Syd Barrett foi fundador e o principal responsável pela definição do som do Pink Floyd. Talvez em virtude do excesso de drogas ou mesmo por algum tipo de predisposição Syd Barrett ficou louco e teve de ser dispensado da banda visto que não conseguia mais compor nem tocar. Mais tarde chegou a gravar alguns discos solo. Hoje vive isolado, morando apenas com a mãe e raramente é visto. Os direitos autorais decorrentes de seus discos com o Pink Floyd lhe permitem uma vida muito confortável. Gasta seu tempo se dedicando a pintura e a uma coleção de moedas.

Durante as gravações do disco Wish You Were Here (ironicamente um disco dedicado a ele) Syd Barrett apareceu no estúdio, gordo, maltrapilho e com a cabeça raspada. Ficou assistindo as gravações e só foi reconhecido pelos companheiros de banda horas depois.

Porque Richard Wright deixou a banda?
Seja por simples diferenças musicais ou por dependência de cocaína (existem as duas versões) segundo Waters Wright não se aplicava mais nas gravações e composições e foi posto de lado. A partir de The Wall Wright já não participava da banda e era pago apenas como um músico contratado. Ironicamente graças a isso ele foi o único a lucrar algo durante a turnê, visto que os shows custavam mais do que o arrecadado (principalmente em virtude do imenso muro que tinha que ser construido a cada show para ser demolido no final).

Richard Wricht participou ainda como músico de estúdio do disco Momentary Lapse of Reason e da turnê de Dark Side Of The Moon.

Mais tarde foi novamente incorporado ao Pink Floyd.

O balão em forma de porco da capa de Animals realmente existiu?
Sim. A capa de Animals trata-se de uma foto na realidade (ou uma montagem de duas fotos) e não de uma simples gravura. Durante as fotos o balão que devia estar amarrado por um cabo de aço se soltou e subiu a quilômetros de altura passando várias horas no ar. O vôo do porco foi bastante filmado e usado no vídeo de Pigs.

Mais tarde um balão semelhante era usado durante os shows da banda, ficando suspenso sobre a platéia. Devido a uma mudança brusca nas condições climáticas, uma vez o porco baixou muito e foi pego pelo rabo pela platéia enlouquecida. O rabo soltou, foi despedaçado e levado em pequenos pedaços como recordação do show pelos milhares de fãs presentes. Na turnê de Dark Side Of The Moon, um balão em forma de pirâmide também era suspenso sobre a platéia e teve destino semelhante (desta vez o balão inteiro).

Qual o conceito e a origem dos nomes dos discos?
Uma das marcas do chamado rock progressivo trata-se da profundidade das letras. Mais do que simples trabalhos musicais no rock progressivo era importante que o conteúdo fosse interessante. Em um álbum conceitual todas as letras abordam um mesmo assunto (um mesmo conceito). Costuma-se dizer que o primeiro álbum conceitual lançado foi Sgt Peppers dos Beatles, pois as músicas possuiam ligações entre si.

The Piper at The Gates of Dawn:

O título vem do sétimo capítulo do livro "The Wind in the Willos" de Kenneth Grahame. Este livro era um dos favoritos de Syd Barret.

Ummagumma:

Ummagumma é uma gíria para sexo, assim como rock and roll. Logo Ummagumma quer dizer apenas rock and roll.

Meddle:

O nome trata-se de um trocadilho com Meddal (medalha).

Dark Side Of The Moon:

Trata-se de um dos mais bem explorados temas. Todas as músicas versam sobre os males que afligem o homem moderno. O tempo escravizador (Time), o dinheiro (Money), solidão (Us and Then), entre outros.

Wish You Were Here:

O tema principal do disco é a ausência. Provavelmente trata sobre a ausência de Syd Barret, fundador da banda, que enlouqueceu e passou a se isolar do resto da banda e das pessoas.

Animals:

O fio condutor de todo o disco é uma versão da peça "A Revolução dos Bichos". O tema trata sobre os conflitos de classes e as desigualdades sociais. Os cachorros (Dogs), porcos (Pigs) e ovelhas (Sheeps) representam os capitalistas selvagens, os burocratas capitalistas e o povo dominado.

The Wall:

O tema do disco (e do filme) é solidão e isolamento. O muro é uma alegoria ao muro que as pessoas constroem em torno de si para preservar sua individualidade. A escola, a família e o governo são apontados como os responsáveis pela exarcebação do individualismo e do medo de se relacionar abertamente com as outras pessoas.

The Final Cut:

Todo o disco trata sobre os prejuízos da guerra e sobre o desperdício de vidas humanas feito pelos governantes. Visto que o pai de Roger Waters morreu em combate fica óbvio que este disco é bastante autobiográfico. Neste ponto da carreira do Pink Floyd Roger Waters havia tomado para si as rédeas da banda e este é praticamente um trabalho solo de Waters mais do que um disco da banda.

The Division Bell:

Falta de comunicação é o tema do álbum. O Division Bell (sino da divisão) trata-se de um instrumento presente na sede dos parlamentos ingleses que é tocado quando ocorre uma divisão de opiniões entre os parlamentares. Ou seja, é usado quando está ocorrendo falta de comunicação entre os presentes e indica o momento em que deve haver uma votação.

Quais os significados e origem dos nomes de algumas músicas?
Pow R. Toc H.:

Há controvérsias. Algumas das interpretações são "Power Toke", "Power Tokage", "Power Touch" e "Power Torch". Toc H é também uma espécie de seita, uma irmandade cristã que se espalha por todo o mundo e busca através do estudo a compreensão do significado da vida. Alguns dizem que a música teria alguma relação com isto.

Chapter 24:

A letra da música é uma adaptação livre do capítulo 24 do livro do I Ching.

Be Careful With that Axe Eugene:

O significado desta música é uma das mais frequentes perguntas. Quem é Eugene e porque ele deve tomar cuidado com o machado? Uma das respostas mais interessantes dizia que a música se referia a Jerry Garcia, lendário guitarrista do grupo Grateful Dead que havia perdido um dedo de sua mão direita em um acidente com um machado manuseado pelo seu irmão chamado Eugene. Mais tarde foi esclarecido que a perda do dedo de Garcia realmente fora devido a um machado mas que o nome de seu irmão não era Eugene e a música não tinha nenhuma relação com o fato. A música foi lançada como lado B do single "Point me at the Sky". Ambas as músicas tem relação entre si e talvez sejam baseadas em um livro infantil inglês chamado "Eugene and His Flying Machine".

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos