Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Joe Satriani celebra seus 20 anos de carreira solo

Ir para baixo

Joe Satriani  celebra seus 20 anos de carreira solo Empty Joe Satriani celebra seus 20 anos de carreira solo

Mensagem  PapaNJam Ter Jul 29, 2008 10:39 pm

"Nos esforçamos para criar a ilusão de que há alguém cantando, por mais que as músicas sejam instrumentais", disse, em entrevista ao G1, por telefone. Segundo ele, que foi um dos primeiros a fazer este tipo de som pesado e instrumental, começando em meados dos anos 80, foi preciso desenvolver esta técnica do nada. "Não queria fazer um show de jazz. Sempre quis que as pessoas pulassem e acompanhassem as músicas como em qualquer show de rock", disse.
Joe Satriani  celebra seus 20 anos de carreira solo Joe_sa10
A julgar pelo que se pôde ver em suas passagens anteriores pelo Brasil, muitas delas em grupo com outros virtuosos na turnê G3, o público não só não se importa, como costuma de fato cantar junto as melodias entoadas pelo guitarrista.



Tudo isso graças, em grande parte, à música brasileira. Na entrevista concedida ao G1, Satriani contou que, quando tinha 14 anos e pegou num violão pelas primeiras vezes, o estilo seguido para aprender os primeiros acordes era a bossa nova. "Em vez de tocar folk, eu comecei a pegar o estilo de bossa nova do Brasil, e isso ficou marcado para mim, pois soava ao mesmo tempo de forma linda e exótica. Começava com canções como 'Garota de Ipanema', mas passava por várias outras músicas do tipo", disse.Aos 51 anos, depois de duas décadas de carreira solo e 22 álbuns lançados Satriani admite os efeitos do tempo no corpo, mas diz que um foco mais intenso compensa a diminuição da energia da juventude.

"Eu me inspiro em artistas que melhoraram ano após ano, como Jeff Beck, que só ficou melhor com o tempo", disse. "Comecei tocando com 14 anos e agora tenho 51, isso significa que tenho que me adaptar às mudanças do meu corpo. O interessante de envelhecer tocando é que o esforço passa a ser mínimo para tirar o mesmo som do instrumento. Quando se é jovem, se tem muita energia, mas pouco foco. Atualmente eu consigo tocar o mesmo sem gastar tanta energia, porque o foco é muito mais apurado. É por isso que hoje eu consigo tocar 3 horas de show sem ficar esgotado", disse.

O guitarrista disse que se surpreende quando volta para escutar suas gravações de 20 anos atrás. "É como olhar velhas fotografias 20 anos depois, chega a ser difícil acreditar que aquele é você", disse, numa voz calma e tranqüila, para contrastar com a velocidade com que "fala" a guitarra.

Ele diz que não se cansa de repetir as mesmas canções mais populares, como "Summer song", centenas de vezes, e que se desafia a reconstruir ela a cada apresentação, "Não estou apenas reproduzindo algo finalizado há muitos anos. Eu adoro voltar velhas músicas porque é uma oportunidade de trabalhá-la de novo, manipulá-la e fazê-la soar melhor de que na vez anterior. Eu adoro isso", disse.



Mestre
Para dar uma noção da importância de Satriani como referência no mundo da guitarra, o músico costuma ser apresentado como o "professor" de outros grandes instrumentistas, como Kirk Hammett, do Metallica, e Steve Vai. O músico admite a importância deste seu "trabalho paralelo", mas recusa o rótulo e diz que nunca quis ser visto dessa forma.

"Adorei minha experiência com Vai, Hammet e tantos outros músicos menos famosos também competentes, mas eu nunca fui exclusivamente professor. Ensinar sempre foi algo paralelo a tocar com bandas e sempre foi uma coisa muito rock 'n roll, de dois guitarristas, numa sala, tocando juntos", disse.

Ele deixa um recado para aspirantes a mestre da guitarra que se inspiram no seu exemplo. A dica é simples: trabalhar. "Todos os guitarristas que conseguiram realizar seus sonhos, como eu, Kirk Hammet e Steve Vai, têm um passado dedicado totalmente à guitarra. Todos se esforçaram como loucos para alcançar seus sonhos. Cada um deles focou uma coisa, e treinou muito, trabalhou duro, e assim conseguiu o que buscava", disse.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos