Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

My Bloody Valentine -1986-1997

Ir para baixo

My Bloody Valentine -1986-1997 Empty My Bloody Valentine -1986-1997

Mensagem  PapaNJam Qui Jun 26, 2008 10:26 pm

My Bloody Valentine foi uma das mais influentes bandas da cena independente britânica, em boa parte responsável pelo surgimento e popularidade na imprensa do estilo musical denominado shoegaze. A banda teve uma influência notória em bandas como Ride, Boo Radleys e Chapterhouse, e até mesmo os Smashing Pumpkins.

Seu estilo musical era marcado por guitarras bastante distorcidas e com uma quantidade alta de ruído de fundo. A instrumentação harmônica de todos os elementos se mesclava em uma massa sonora indistinta em as guitarras aparecem em primeiro plano e os outros instrumentos como o baixo, a bateria e os vocais (de letras vagas e ocasionalmente incompreensíveis) ficam em segundo plano.

Essa mistura tão única rendeu dois álbuns (Isn't Anything e Loveless) de grande recepção pela parte da crítica e influência em outros músicos e alguns EPs.

A banda se tornou inativa sem aviso oficial em, aproximadamente, 1997
História
A história do My Bloody Valentine começa em 1984 em Dublin na Irlanda, quando Kevin Shields (guitarra) e Colm O'Ciosoig (bateria) formam uma banda com o vocalista Dave Conway e a tecladista Tina. Com a formação definida, a banda partiu para Berlim onde tentou a sorte com o EP This Is Your Bloody Valentine.

De início o som da banda tinha muito pouco das características que tornaram o My Bloody Valentine uma banda de tanto sucesso crítico. Nos primeiros anos de sua carreira, a banda tinha um som de rock gótico e influência new wave, próximo de bandas como Sisters of Mercy e The Mission.

O primeiro EP teve pouca repercussão e em 1986 a banda abandonou Berlim e restabeleceu-se em Londres, altura em que a baixista Debbie Googe se junta à banda. Naquele ano é lançado mais um EP, Geek!, pela gravadora Fever, que também teve baixa divulgação e repercussão. No fim de 86 a banda assina com a Kaleidoscope Sound e lança o seu terceiro EP, The New Record By My Bloody Valentine, que começa a mostrar alguma mudança no som, com algumas evidentes influências de The Jesus and Mary Chain.

No ano seguinte, mais EP's, e foram três somente em 1987. Sunny Sundae Smile foi o primeiro disco onde a banda começou a mostrar a mistura de melodias delicadas com forte distorção nas guitarras. Em Strawberry Wine e Ecstasy a banda estava definitivamente formando a sua identidade, e com esses dois lançamentos, o My Bloody Valentine começou a ganhar o reconhecimento da crítica pelo seu trabalho.

No fim de 1987, ocorreu uma mudança que definiu o rumo da carreira da banda: o vocalista Dave Conway deixa o grupo. Ele foi substituido por Bilinda Butcher, também guitarrista, cujo trabalho vocal etéreo se mostrou perfeito para o rumo da banda.


Isn't Anything
O potencial do novo som do My Bloody Valentine foi revelado em seu primeiro álbum, Isn't Anything, de 1988 já pela Creation Records. O disco foi amplamente festejado pela imprensa britânica, e conquistou uma legião fiel de fãs do grupo. O impacto foi tão grande que chamou a atenção das grandes gravadoras norte-americanas, assegurando para a banda um contrato de distribuição nos EUA com a Sire/Warner.

Mais dois EP's foram lançados, Feed Me With Your Kiss e You Made Me Realise, que ampliaram ainda mais o culto ao My Bloody Valentine. Em 1989 a banda entra em estúdio para gravar seu segundo álbum e é nessa época que começam a surgir bandas fortemente influenciadas pelo My Bloody Valentine. Naquele ano, mais um EP, Glider, foi lançado, para alegria dos entusiastas da banda. No embalo do sucesso da banda, a gravadora Lazy lança uma compilação chamada Ecstacy and Wine, reunindo um LP as músicas dos EP's Strawberry Wine e Ecstacy.


Loveless
Em 1990, o novo álbum da banda era um dos mais aguardados pela imprensa britânica, mas seu lançamento foi constantemete adiado, só ocorrendo em 1991. O atraso deveu-se essencialmente à preocupação perfeccionista de Kevin Shields, líder da banda, que levou a horas e horas em estúdio gravando e regravando material.

Em 1991, a imprensa alardeava que o novo álbum, Loveless, já teria custado mais de $500.000,00, sendo assim de longe, o disco mais caro da história da Creation Records (rumores freqüentes afirmam que tal despesa foi uma das razões da falência da gravadora).

No fim de 1990, o EP Tremolo foi lançado e entrou no "Top 40" dos mais vendidos da Inglaterra.

Finalmente, no final de 1991, Loveless foi lançado, tornando-se um clássico imediato, com uma recepção crítica praticamente unânime nos seus elogios. Neste, a distorção do trabalho anterior da banda era levada a um extremo, predominando as guitarras melódias e densas mais que nunca, a bateria, baixo e vocais quase perdidos numa barreira sonora. Atingiu a posição 24 de álbuns mais vendidos na Inglaterra.

Teve uma recepção também positiva nos Estados Unidos, em termos críticos, aumentando a sua popularidade junto ao público com a sua tour com a banda de rock Dinosaur Jr.

De volta a Inglaterra, a banda, roubou a cena, participando junto com bandas consagradas e emergentes, da turnê Rollercoaster (uma espécie de resposta ao Lollapalooza americano)

No entanto, Loveless nem de longe recuperou o investimento especulado em $500.000,00 de sua gravadora e a Creation rompeu seu contrato com a banda. Em seguida, o My Bloody Valentine assina com a Island Records e no final de 1992 entra em estúdio para gravar um novo álbum.


O terceiro álbum ?
As seções de gravação são problemáticas, e o material é descartado pela banda. Com o adiantamento da Island recebido pela banda, Kevin Shields monta um estúdio em sua casa, para poder dedicar tempo integral as gravações do My Bloody Valentine. Inúmeros boatos surgem na imprensa inglesa sobre a evolução dos trabalhos. Segundo alguns rumores, a banda chegou a concluir dois álbuns, mas ambos foram descartados. Pouco a pouco, os fãs foram perdendo as esperanças de algum dia ouvir um novo álbum do My Bloody Valentine a medida que os anos iam passando, mesmo que a gravadora desmentisse o fim da banda o tempo todo e afirmasse que o novo álbum estava sendo gravado. Segundo especulações, uma nova tentativa foi feita e todas as faixas foram gravadas, aguardando apenas Kevin terminar as suas partes de guitarra (que na verdade foi o motivo da demora de Loveless), o que até hoje não aconteceu. Entre 1993 e 1997, Googe e O'Ciosoig deixam a banda.

Especulações davam conta que Debbie Googe esteve trabalhando como motorista de taxi, enquanto esperava pelo lançamento do álbum e uma nova turnê. Mais tarde, os ex-integrantes se envolveram em novos projetos musicais, Debbie Googe tocando na banda Snowpony e Colm O'Ciosoig numa banda chamada Clear Spot.

Nessa época o My Bloody Valentine consistia em Kevin Shields e Bilinda Butcher (que viveram juntos por muitos anos) e se dizia que o novo disco "seria lançado antes do novo milênio (...) provavelmente por volta de 1999". Só que 1999 veio e se foi e nada de um novo disco. Mais recentemente foi divulgado que Bilinda Butcher já não estaria mais envolvida com a banda (e nem com Kevin Shields), hoje estaria se dedicando a dança flamenca.

De fato, os únicos registros da banda a serem lançados desde Loveless foram contribuições em coletâneas, mais notadamente um cover do tema de James Bond para um álbum beneficente, um cover da banda Wire no álbum tributo intitulado Whore, lançado em 1996, e na coletânea Offbeat da organização Red Hot, também em 1996.

Durante a eterna espera pelo novo disco, Kevin Shields colaborou em alguns projetos e bandas, como o Experimental Audio Research e no álbum Hand It Over do Dinosaur Jr. (como guitarrista), e em bandas como [Mogwai] e Primal Scream (mixagens), além de compor novas músicas para o filme cult de Sofia Coppola "Encontros e Desencontros".


Integrantes

Última formação
Kevin Shields: vocal, guitarra
Bilinda Butcher: vocal, guitarra
Debbie Googe: baixo
Colm O'Ciosoig: bateria
Álbums
Isn't Anything (1988) (Creation / Sire)
Loveless (1991) (Creation / Sire)

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos