Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Blues o rock e o Diabo-Capit.2

Ir para baixo

O Blues o rock e o Diabo-Capit.2 Empty O Blues o rock e o Diabo-Capit.2

Mensagem  PapaNJam Sex Jul 04, 2008 1:59 pm

Alan Freed
Entre outras limitações humanas que explicam o alvoroço criado em relação à música negra adotada pelos filhos da sociedade branca americana, estão o egocentrismo, racismo, ignorância, medo e inveja. Alan Freed, disc-jockey de Cleveland, percebendo a insatisfação da sociedade dominante, vendo seus filhos e filhas dançando e cantando para a música negra, tenta aliviar a pressão inventando um nome alternativo. Assim, os filhos e filhas brancas "deixariam" de estar ouvindo música negra para estarem ouvindo um "NOVO" tipo de música. Essa é em parte a situação atrás da idéia de rebatizar a música ainda conhecida como rhythm & blues. Nasce o nome Rock 'n' Roll, que nada mais é que rhythm & blues um pouco mais acelerado, ou se preferir, em up-tempo, executado por brancos. Quando os negros o tocam, volta a ser chamado rhythm & blues.
O Blues o rock e o Diabo-Capit.2 Bill2012
A onda durou por alguns anos mas, com o sistema insatisfeito com o rock sendo sinônimo de rebeldia, acaba por fechar o tal "cerco social" entre 1958 e 1959, estrangulando o rock e muitos dos seus criadores. Primeiro surgiu o escândalo da payola, que tratava da ilegalidade de pagamentos extra-oficiais entre as gravadoras e os DJ's (o nosso popular e disseminado jabaculê - o jabá).

O resultado expulsou Alan Freed das rádios, embora de início ele teria se recuperado com um programa semanal de televisão ao vivo. Por uma infelicidade, o programa durou apenas uma tarde. Durante a apresentação de Frankie Lymon & the Teenagers, uma menina branca pulou no palco e dançou com Frankie, um menino negro, então com 15 anos e o programa foi tirado do ar. Alan Freed, cuja popularidade entre 1955 e 1956 era igual ou maior do que a de Elvis Presley, teve sua licença caçada, sendo obrigado a uma aposentadoria forçada. Ele ainda seria acusado de ser um comunista.
O Blues o rock e o Diabo-Capit.2 Elvis216
Elvis foi convocado para o exército, e quando retornou em 1960, fez uma apresentação e depois abdicou de tocar ao vivo para se dedicar à carreira de artista de cinema. Acabou se tornando a antítese do rebelde em uma série de filmes xaroposos. Chuck Berry teria sérios problemas legais, Jerry Lee Lewis teve sua carreira encerrada pela opinião pública ao descobrirem que ele havia casado com sua prima de apenas 14 anos. Somando a estes eventos, em fevereiro de 1959, Buddy Holly, Ritchie Valenz e The Big Bopper morrem em um acidente de avião. O acidente serviu como o golpe derradeiro para um rock que se esvaía em uma morte lenta e aparentemente certa. Por último, Little Richard, quando seu avião tem uma pane, resolve largar a vida de artista para estudar teologia e virar pastor, só voltando ao circuito em 1962.
O Blues o rock e o Diabo-Capit.2 Img_5013

Fabian
As rádios são inundadas por músicas de pop suave que a indústria era orientada a oferecer. Gente como Ricky Nelson, Pat Boone, Frankie Avalon, James Darren, Paul Anka, Fabian e muitos, muitos outros. Até o cinema, que antes trazia filmes que associava rock com rebeldia como "Blackboard Jungle" e "Rock, Rock, Rock" oferece agora um misto de romance e comédia, com a série da "Turma da Praia".

A outra moda foram as danças novas que seguidamente surgiam como forma de "terapia ocupacional". São elas o Twist, o Mashed Potatoes, o Monkey Stomp, o Bristol Stomp, o Watosee, o Dog, o Swim, o Frug, o Hully Gully e um incontável monte de outras. Basicamente, o rock na América adocicava e perdia a rebeldia. Somente a Surf Music da época, vindo da costa oeste, oferecia alguma centelha de genuíno espirito juvenil. Mas enquanto isso, na Inglaterra fatos agitam o circuito.Londres É Fecundado

"O Blues teve um filho e o chamaram rock 'n' roll." - Muddy Waters (1977)


Muddy Waters
Em 1958, acontece um evento que ajudaria a mudar o destino do blues e do rock na década de 60. Muddy Waters vai à Inglaterra. Enquanto os ingleses esperavam assistir autêntica música rural, imaginando encontrar este bluesman sentado em um banquinho com um violão, encontraram uma banda tocando instrumentos elétricos e este homem urrando blues por todos os poros, em um volume sem precedentes. O choque foi imenso e seus efeitos devastadores. Na platéia deste show, estavam entre outros, Alexis Korner e Cyril Davies.

No ano seguinte, o inglês Chris Barber, excursionando pela América com sua Jazz Band, ficou impressionado com o blues que ele ouviu em Chicago. Aos poucos Barber começou a trazer ocasionalmente alguns bluesmen para Inglaterra. Em 1962 trouxe Sonny Boy Williamson (2). Nesta ocasião, quem estava na platéia era o jovem Brian Jones. Este foi o show que fez Jones colocar o jazz de lado e passar a estudar o blues. Em 1961 Alexis Korner e Cyril Davies fundam The Blues Incorporated, possivelmente a primeira banda branca de blues inglesa de respeito. Entre 1962 e 1964 essa banda teria, entre outros integrantes, Charlie Watts, Jack Bruce, Brian Jones, Paul Jones, Mick Jagger, Art Wood, Graham Bond, John Baldry, Hughie Flint e Ginger Baker. O Blues Incorporated seria o embrião para bandas como The Rolling Stones e Cream, além de fornecer diversos músicos para formações variadas dos Bluesbreakers de John Mayal.

O Blues o rock e o Diabo-Capit.2 Stones11Os Rolling Stones, uma banda de garotos que tocavam apenas blues e rhythm & blues, fixa residência no clube The Crawdaddy e acabam se tornando diretamente responsáveis por popularizar o blues para toda uma nova geração de amantes do gênero entre os ingleses. Os primeiros resultados desta influência são os nascimentos das bandas The Yardbirds formados por um grupo de rapazes que freqüentavam o Crawdaddy e The Pretty Things formado por um ex-membro dos Rollin' Stones, Dick Taylor. Assim, é justo concluir que sem os Stones para levarem o rhythm & blues a ser tocado nas rádios, demoraria muito mais tempo para tantos jovens conhecerem os nomes de gente como Elmore James, Muddy Waters, Bo Diddley e Jimmy Reed, na Inglaterra.Quando em 1964 os Beatles aportam na América e acabam por abrir um mercado para bandas inglesas naquele país, sua música é o rock de negros como Chuck Berry, Little Richard e o soul de Smokey Robinson. Os Beatles assim, revitalizam o rock americano, trazendo de volta o espirito rebelde com os cabelos compridos e respostas rápidas para perguntas insosas. Paralelamente, dentro dos Estados Unidos, no Village em Nova York, um rapaz do interior chamado Bob Dylan, estava transformando o pacato gênero folk em um estilo ligado a política e protesto. Somando isto à revitalização do rock incendiado pelos Beatles, nasceria o folk rock, popularizado por bandas como The Byrds, Lovin' Spoonful e a dupla Simon & Garfunkel. Em pouco mais que dois anos, se criaria todo o fuzuê que é hoje lembrado como o movimento hippie. Depois dos Beatles, vieram à América toda uma tropa de bandas inglesas. Entre eles, The Rolling Stones e The Animals.

O Blues e a Década de Sessenta

"O blues é uma cadeira, e não um desenho de uma cadeira. É uma cadeira para se sentar, não para compor um ambiente." - John Lennon (1970)

No espaço de dois para três anos, jovens brancos nos Estados Unidos estavam ouvindo com sotaque inglês, o blues dos negros de sua terra, o qual sempre ignoraram. Para ilustrar como a "maré" era baixa para os negros que cantavam o blues, quando os Rolling Stones foram gravar em Chicago, no Chess Studios em Junho de 1964, o mesmo estúdio em que os seus ídolos gravaram, Muddy Waters estava lá ganhando uns trocados pintando o teto do lugar e ajudando a instalar os equipamentos dos artistas que chegavam. Nunca se fez dinheiro decente com o blues, pois esta música negra era até então tratada como sub-cultura. Todos esses bluesmen aqui mencionados e todos os outros que você possa se lembrar, eram populares então somente dentro das comunidades negras. E esta comunidade não tinham a independência econômica que hoje ela desfruta. Martin Luther King ainda era vivo e o movimento Panteras Negras ainda não havia se organizado. Segregação era muito forte na América e só passou a ser contra lei em Julho de 1964.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos