Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Blues o rock e o Diabo-Capit.4

Ir para baixo

O Blues o rock e o Diabo-Capit.4 Empty O Blues o rock e o Diabo-Capit.4

Mensagem  PapaNJam Sex Jul 04, 2008 2:17 pm

Então a grande comunidade branca desconhecia praticamente todos esses artistas. As exceções seriam os jazzistas. O homem branco dos anos trinta aceitava o jazz dos negros mas preferia sua versão deste jazz; o big band. Fora do jazz, os negros que conseguiram alguma respeitabilidade no meio musical eram Nat King Cole, o primeiro negro a ter seu próprio programa de televisão, Ray Charles e James Brown. Mesmo esses, sendo atrações principais, eram obrigados a aceitar humilhações como não poder usar a porta da frente ou sequer o banheiro normal da casa, apenas o banheiro dos fundos. Com as mudanças sociais e valorização repentina do blues, graças à popularização feita pelos artistas ingleses, em pouco tempo todos esses bluesmen começaram a ficar famosos e respeitados. Assim, em 1965, Muddy Waters estava se apresentando em Montreux, Howlin' Wolf excursionando pela Inglaterra e Bo Diddley viajava para a Australia regularmente.


O Blues o rock e o Diabo-Capit.4 Rollin11Rolling Stones
Com a determinação dos jovens em criar um novo padrão de estética e valores distintos dos de seus pais, as famílias tradicionais, que pertencem ao poder dominante, sentiam-se ameaçadas por declarações diversas dos novos ricos, este novo grupo social, os rockstars. Entre estes, Mick Jagger é chamado de "a voz de sua geração". Com a fama dos Rolling Stones de quebrarem as regras estabelecidas e continuarem seguidamente vencendo batalhas jurídicas que tentam encarcerá-los, Mick Jagger e Keith Richard são acusados de se associarem a Satanás em troca de controle sobre as massas e sucesso mundial. A situação piora quando lançam uma música intitulada "Sympathy For The Devil." A partir desta canção, as historias das relações satânicas da banda são consideradas oficialmente confirmadas. Então é apenas natural que, quando Brian Jones morreu em Julho de 1969, houvesse quem insinuasse que Mick Jagger o teria matado por meio de magia negra, para tomar definitivamente a liderança da banda.

O Blues o rock e o Diabo-Capit.4 Black211As mortes ocorridas no festival em Altmont e as conotações demoníacas que surgiram a seguir, em relação a uma apresentação dos Rolling Stones, que foi na verdade uma oferta gratuita, presente dos Stones para a cidade, só servem para fertilizar as imaginações da nova geração de garotos pré- adolescentes impressionáveis e atraídos pela junção de rock pesado com ocultismo. É a era de bandas como Iron Butterfly, Vanilla Fudge, Led Zeppelin, Blind Faith, Moby Grape, Deep Purple e Black Sabbath. Os Stones continuam provocando, compondo canções como "Midnight Rambler" que fala sobre um serial killer; "Street Fighting Man", música que acaba censurado nas rádios, por o sistema temer agitar rebelião entre os jovens e a polícia, e "Dancing With Mr. D.", este último, fazendo parte de um álbum com o titulo provocativo de "Goats Head Soup" (Sopa de Cabeça de Cabra). Mick Jagger seduz sua geração, como também a mídia, e acaba sendo comparado por alguns ao Fausto.

Johann Faust

"Inteligente foi o homem que inventou Deus" - Platão (427-348bc)

É difícil saber se ele realmente existiu ou se tudo não passa apenas de uma ficção para uma peça teatral, tão mórbida quanto criativa. O rock flertou com sua lenda no musical de 1974, "The Phantom of The Paradise" (O Fantasma do Paraíso), filme de Brian de Palma com músicas compostas por Paul Williams. Mas quem é Faust realmente?

Faust dependendo de quem está contando a historia, é um operário do demônio ou mais um egocêntrico perdido e enganado pelo próprio. A primeira referência a Johann Faust encontrada é datada em 1507 na Alemanha, mas uma compilação das diversas historias já existentes ao seu respeito, fora escrita, tornando-se sua primeira biografia. O livro, "A Historia da Vida Amaldiçoada e a Merecida Morte de Dr. Johnn Faust," foi escrita originariamente em alemão em 1587, depois traduzida para o inglês em 1592, quando o descobrimento do Novo Mundo completava seus primeiros cem anos.

Nascido na Alemanha em Knittlinger, Wurttemberg, Georg Faust, depois conhecido como Johannes ou Johann Faust ou Faustus, viveu provavelmente de 1480 a 1546. Estudou em Heidelberg, se formando por volta de 1509. Desiludido com o raciocínio estéril de seus tempos, seguiu para a Polônia para estudar ciências naturais, matéria mais conhecida na época pelo nome de magia. Atendeu a Universidade de Erfurt mas era mal visto e temido. Lembrando que no período da história em que viveu, qualquer cientista inovador, com opiniões diferentes do estabelecido como verdade, corria o sério perigo de ser taxado de bruxo e temido.

No caso de Dr. Johann Faust, o caminho que percorreu foi de um estudioso de magia (ciências naturais) que aplica seus conhecimentos na medicina. Já um brilhante alquimista, seus conhecimentos superiores o levaram a ser expulso da cidade de Ingolstadt em 1528 e ter sua entrada recusada na cidade de Nurembery em 1532. Embora existam aqueles que o consideram um charlatão, este contemporâneo de Nostradamus foi levado a sério e temido por intelectuais da nossa história como Martin Lutero e Philipp Melanchthon.

Conta a lenda que, enquanto ainda um aprendiz, em sua frustração, jogou seus livros na fogueira e evocou Mephistopheles para auxiliá-lo. Vendeu a sua alma para Belzebu em troca de sabedoria e poderes mágicos, e teve Mephistopheles designado como seu servente por vinte e quatro anos. Ganhou junto a sua companhia, poder e rejuvenescimento. Entre outras lendas, ele teria ido a Roma e enquanto invisível, fez travessuras com o Papa, voava pelo ar sobre barris de vinho e tinha poder sobre os mortos, fazendo reaparecer em carne Alexandre o Grande e Helena de Troia.

Dotado do poder da sedução, acabou descobrindo que sua salvação não estava no poder sobrenatural ou nos serviços de Mephistopheles mas sim, no amor que sentia por Margareth, também chamada de Gretchen. Ele encontrou o amor mas não a paz ou a felicidade. Faust acaba queimado vivo em uma fogueira enquanto sua amada, foge com o filho do casal, à beira da morte, no frio do inverno.

Se o Seis Fosse Um Nove

"Toda verdade é uma meia verdade." - Alfred North Whitehead (1861-1947)

O Blues o rock e o Diabo-Capit.4 Ghendr13Se você quiser procurar por maldade, há chances de você encontrá-la. Por exemplo, Jimi Hendrix, Janis Joplin, como também Brian Jones e Jim Morrison, todos morreram aos 27 anos, mesma idade de Robert Johnson. Existem aqueles que tentam convencer outros de que não há coincidências nisto. Como Johnson, eles não eram apenas bons, eram os melhores e estavam, cada um, em seu auge quando morreram. Alegam que o numero 27 quando somados, 2+7, resultam no número 9, e que este é o número máximo. Depois de nove, volta-se para zero. É uma perspectiva curiosa, mas de certo, o que estas pessoas realmente tem em comum, além da talentosa musicalidade, é em alguns casos, insegurança psíquica para lidar com as exigências do estrelato que suas profissões exigem, e na maioria dos casos, o hábito de não ter maiores cuidados com o que eles estão ingerindo e em que quantidades.

Aleister Crowley

"Não conhecemos um milionésimo de um porcento de nada." - Thomas Edison (1847-1931)

Dentro do meio rock 'n' roll, uma pessoa ficou bastante popular com suas historias sobre magia negra. Ele se chama Kenneth Anger e se dizia um discípulo de Aleister Crowley. Anger é quem apresentou historias e feitos de Crowley para os novos ricos da década de sessenta. Entre estes estão Jimmy Page, Mick Jagger, Marianne Faithfull, Keith Richard, Anita Pallenberg, John Lennon, Graham Bond e diversos outros.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos