Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lou Reed em Lisboa

Ir para baixo

Lou Reed em Lisboa Empty Lou Reed em Lisboa

Mensagem  PapaNJam Dom Jul 20, 2008 11:33 pm

Semana de gigantes em Lisboa. Depois de Bob Dylan e Neil Young, Lou Reed maravilhou o Campo Pequeno.
Lou Reed em Lisboa Lour_r10
Semana séria, esta: com Bob Dylan e Neil Young vistos num espaço de poucos dias, acrescentar Lou Reed à lista com um espectáculo especial em que revisita o seminal Berlin só podia ser uma boa ideia.

Com quase três dezenas de pessoas em palco, um cenário desenhado por Julian Schnabel e direcção musical de Bob Ezrin - o produtor original de Berlin - e do grande Hal Willner (o homem por detrás de excelentes homenagens musicais a Walt Disney, Kurt Weil ou Leonard Cohen), este concerto no Campo Pequeno era uma aposta ganha à partida.

Lou Reed em Lisboa Ff2d3310


O actual marido de Laurie Anderson sempre foi um verdadeiro maverick e por diversas vezes desafiou os pressupostos da indústria: com o álbum Metal Machine Music (um mar de feedback espalhado por 4 lados de vinil) quase cometeu suicídio artístico, mas Berlin não foi um passo muito melhor.

Depois da edição de Transformer , em 1972, Lou descobriu a consagração ao lado de David Bowie e assinou uma série de canções luminosas que imediatamente cimentaram o seu apelo comercial. Mas Berlin , editado no ano seguinte, era feito de outra massa: contava a história de uma paixão entre um casal de junkies e explorava alguns dos lados mais obscuros da condição humana. As críticas não foram as melhores, pois à receita pop de Transformer Reed fez suceder arranjos complicados, com dimensão orquestral e uma atmosfera densa e negra. Resultado: estas canções raramente pisaram o palco. Até há pouco tempo...

Lou Reed em Lisboa Bc210311


Como o próprio Hal Willner fez questão de explicar, na sua introdução ao concerto onde também aproveitou para pedir que não se usassem flashes ou se fumasse, esta foi a 43ª apresentação de Berlin , desta vez com a colaboração do New London's Children Choir (12 vozes angelicais em palco) e de elementos da London Metropolitan Orchestra (3 cordas e quatro metais). Acrescentem-se verdadeiras lendas com colaborações diversas na carreira de Lou como Mike Rathke (guitarra), Fernando Saunders (baixo) ou Rob Wassermann e obtém-se um irrecusável conjunto de argumentos.

O Campo Pequeno estava composto e mostrou-se adequado a este tipo de eventos. O público, no entanto, não encaixava facilmente num perfil pré-concebido embora predominasse uma faixa etária mais... digamos, "madura".

Lou Reed em Lisboa 585e9710


Antes de o espectáculo começar, um enorme pano branco cobria o fundo do palco e recebia a projecção de imagens de ondas do mar enquanto o tema "Like a Possum" do álbum Ecstasy de 2000 se ia repetindo nos seus 18 minutos de electricidade livre. Bom prenúncio para o que se seguiu.

Com uma breve introdução feita a partir do último tema de Berlin , "Sad Song", que deu imediatamente para perceber que a adição de um afinadíssimo coro infantil em palco foi um golpe inteligente, o concerto seguiu escrupulosamente o alinhamento desse álbum, exceptuando um interlúdio em que se homenageou James Brown com citações de "Sex Machine" e até "Say it Loud, I'm Black and I'm Proud". Não exactamente o desvio que se esperaria tratando-se de Lou Reed e de Berlin , mas o groove metronómico servido pelo enorme (em todos os sentidos...) baterista Tony "Thunder" Smith encaixou na perfeição na voz de Lou, em plena forma e com aquele toque de monotonia que só lhe confere classe.





O público estava rendido desde o princípio, pois claro: logo após a interpretação de "Men of Good Fortune", que serviu de pretexto à projecção de fotos de soldados de várias épocas e guerras, o público levantou-se e Lou, emocionado, ergueu a guitarra no ar para a foto da noite!

Os arranjos de Hal Willner deram, como seria de esperar, nova vida a estas canções, transportando-as para uma dimensão mais sobrenatural - no original, as canções são muito dominadas pelas sombras, mas Willner introduziu rasgos de luz, nomeadamente usando o poder celestial das vozes das crianças e as cordas para dar ainda maior espessura dramática às canções. Tudo perfeito.



Lou Reed em Lisboa 86950a10

"Sad Song", última faixa de Berlin , adquiriu no final o estatuto de mantra rock, com a electricidade a coroar uma viagem ao passado perfeitamente ancorada no presente.

Na boca de palco, um Lou visivelmente bem disposto apresentou todos os músicos e até cantou os parabéns ao violoncelista da London Metropolitan Orchestra que fazia anos. Depois de alguns longos minutos de espera, o regresso fez-se com "Satellite of Love", numa estrondosa versão que incluiu vocais de Fernando Saunders, uma enorme volta de Lou e um regresso em grande pelas vozes do coro infantil. Fantástico.




"Rock and Roll", original dos Velvet Underground que teve sabor a bónus para os que queriam o Lou mais roqueiro, e "Power of the Heart" - tema escrito certamente em frente ao espelho, de coração, literalmente, nas mãos - encerraram um belo concerto de um Lou Reed que está a saber lidar com o avanço da idade. Parabéns Lou.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos