Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pink Floyd -1964-1994(2)

Ir para baixo

Pink Floyd -1964-1994(2) Empty Pink Floyd -1964-1994(2)

Mensagem  PapaNJam Ter Jun 24, 2008 9:07 am

Era do Estouro 1971-1975
Durante esse período, o Pink Floyd se distanciou da associação com a cena psicodélica, e se tornou uma banda distinta, que é dificil de se classificar. Os estilos divergentes dos principais compositores; Gilmour, Waters e Wright, se juntaram numa sonoridade única. Essa era contém, o que muitos consideram serem dois álbuns das obras-de-arte da carreira deles, The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here. O som se tornou mais trabalhado e com colaboração de todos; com letras filosóficas e linhas de baixos mais aparentes de Waters, combinadas com o estilo único de guitarra de blues de Gilmour e assustadoras melodias de teclados e texturas harmônicas de Wright. Gilmour foi o vocalista dominante desse período, e contribuições de corais femininos e o saxofone de Dick Parry, se tornaram notáveis no estilo da banda.

O som, as vezes destonal e duro, do começo da carreira da banda, abriu caminho para um som bastante suave, calmo, e os épicos da banda, chegou ao máximo com "Echoes". Esse período não foi somente o começo, mas o fim de uma era verdadeiramente colaborativa da banda; depois de 1973, a influência de Waters se tornou cada vez mais dominante musicalmente, e também nas letras. A última composição creditada por Wright e última participação como vocal principal num álbum de estúdio até o Division Bell de 1994, é desse período ("Shine On You Crazy Diamond" e "Time" respectivamente) e os créditos de letra de Gilmour gradualmente diminuiram em frequência; até a saída de Waters da banda em 1985; apesar que ele continuou a fazer a voz principal e escrever canções durante o período. Os últimos laços com Barrett foram vários em Wish You Were Here, o qual, canção épica "Shine On You Crazy Diamond" foi escrita como ambos tributo e elogio à Barrett.

A sonoridade da banda foi consideradamente mais focalizada em Meddle (1971), com a canção épica de 23 minutos "Echoes", tomando todo o lado B do álbum. "Echoes" é uma leve canção de rock progressivo com longos solos de guitarra e teclado, e uma longa seção no meio, consistindo praticamente em música sintetizada produzida por guitarras, órgãos, e sintetizadores, junto com um pedal wah wah de guitarra ao contrário, soando como samplers de albatrozes, descrito por Waters, como um "poema sônico". Meddle foi considerado por Nick Mason como "o primeiro álbum real do Pink Floyd. Ele introduziu a idéia de um tema que o álbum pode ser voltado." O álbum teve som e estilo sucedido da época que a banda estourou, mas o álbum não teve a orquestra que foi notável em Atom Heart Mother. Meddle também inclui a atmosférica "One of These Days", uma canção favorita de concertos, apresentando uma única linha de voz de Nick Mason ("One of these days, I'm going to cut you into little pieces"), slide guitar distorcida e com estilo de blues, e uma melodia em que certo ponto, se esvai em um pulso sintético, citando o tema de um programa de TV, clássico de cult, Doctor Who. O sentimento melancólico dos próximos três álbum, está bastante presente em "Fearless", também essa faixa mostra uma influência de folk, e contém uma substancial slide guitar em "A Pillow of Winds". "A Pillow of Winds" é uma das únicas canções acústicas do Floyd que lidam com amor. O papel de Waters como escritor começa a tomar forma, com sua "San Tropez" com estilo de jazz, que ele a trouxe praticamente completa para a banda. Meddle foi bem recebido por ambos críticos e fãs entusiasticamente, e alcançou 3º lugar no Reino Unido e somente 70º lugar nos EUA. De acordo com Nick Mason, isso foi em parte porque a Capitol Records não promoveu o álbum com publicidade suficiente nos EUA. Hoje, Meddle permanece como um dos principais aclamados trabalhos da banda.

Obscured By Clouds foi lançado em 1972 como trilha sonora para o filme La Valle, outro filme independente de Barbet Schroeder. Esse foi o primeiro álbum da banda que chegou ao Top 50 nos EUA (onde alcançou 46º lugar) e chegou ao 6º lugar no Reino Unido. Enquanto Mason descreveu o álbum anos depois como "sensacional", ele foi pouco aclamado pelos críticos. As letras de "Free Four", a primeira música do Pink Floyd a tocar razoavelmente nas rádios dos EUA, introduziu os pensamentos da morte do pai de Waters na Segunda Guerra Mundial, o que se apresentaria mais, em álbuns seguintes. Outras duas canções do álbum, "Wot's... Uh The Deal" e "Childhood's End", também lidaram com temas que foram usados em álbuns futuros, uma ponto de vista em solidão e desespero, que se tornariam mais comuns na era em que Roger Waters foi a liderança; e temas que também seriam trabalhados bastante no próximo álbum, como fixação na vida, morte, e a passagem do tempo. "Childhood's End", inspirada no livro do Arthur C. Clarke de mesmo nome, foi a última contribuição de letra de Gilmour por 15 anos. O álbum foi, num modo geral, diferente em estilo de Meddle, e as vezes até considerado como folk-rock, blues-rock e levada de piano soft-rock ("Burning Bridges", "The Gold It's in the..." and "Stay" sendo os melhores exemplos para cada).

O lançamento com sucesso em massa de 1973, The Dark Side of the Moon, foi o momente ápice de popularidade da banda. O Pink Floyd havia parado de lançar singles depois de "Point Me at the Sky" em 1968, e nunca havia sido uma banda levada pelos singles hits, mas Dark Side of the Moon teve um single no Top 20 dos EUA com "Money".

O álbum foi o primeiro a chegar ao 1º lugar das paradas dos EUA , e ainda é em Dezembro de 2006, um dos álbuns mais vendidos na história dos EUA, com mais de 15 milhóes unidades vendidas, e ums dos álbuns mais vendidos do mundo, com mais de 40 milhões cópias vendidas. O álbum aclamado pela crítica, ficou no Top 200 da Billboard por 741 semanas (incluindo 591 semanas consecutivas, de 1976 até 1988) sem precedentes, estabelecendo um record mundial. Ele também permaneceu 301 semanas nas paradas do Reino Unido, e apesar de não ter passado da 2ª posição lá, foi bem recebido pelos críticos.O saxofone forma uma parte importante do som do álbum, expondo a influência de Jazz da banda (especialmente a de Rick Wright) e cantoras de apoio, fazem uma parte principal em ajudar a diversificar a textura do álbum. Por exemplo, músicas como "Money" e "Time" são colocadas em ambos sons melancólicos de slide guitar (remanescente do Meddle) em "Breathe (Reprise)", e levada, pelo canto feminino "The Great Gig in the Sky" (com Clare Torry nos vocais principais), enquanto a minimalista em instrumentos "On the Run" é tocada praticamente inteira em um único sintetizador. Efeitos sonoros incidentais e partes de entrevistas são apresentadas ao longo das músicas, a maioria delas, gravadas em estúdio. As entrevistas de Waters começavam com perguntas como "Qual é sua cor favorita?" uma tentativa em deixar as pessoas mais confortáveis. Então ele perguntava "Quando foi a última vez que você foi violento? E você estava certo?" Outras perguntas também eram, "Você tem medo de morrer ?" As letras do álbum e tentativa de som em descrever as diferentes pressões que a vida no dia-a-dia atua no ser humano. Esse conceito (concebido por Waters em uma reunião da banda por perto da mesa da cozinha do Mason) provou ser poderoso com a banda, e juntos eles fizeram uma lista de temas, vários, os quais seriam re-utilizados em álbuns seguintes, como o uso de violência e a futilidade da guerra em "Us and Them", e temas como insanidade e neurose discutido em "Brain Damage". As complicadas e precisas formas de engenheiro no som do álbum, com Alan Parsons, ditaram novos parâmetros para fidelidade de som; o que virou um aspecto reconhecível da banda, e foi um forte forma no que diz a longa permanência nas paradas do álbum, enquanto audiófilos constantemente trocam suas cópias desgastadas.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos