Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sub Pop, a editora dos Nirvana e do grunge, faz 20 anos

Ir para baixo

Sub Pop, a editora dos Nirvana e do grunge, faz 20 anos Empty Sub Pop, a editora dos Nirvana e do grunge, faz 20 anos

Mensagem  PapaNJam Qui Ago 07, 2008 7:02 am

Hoje assinam pela editora de Seattle bandas como os brasileiros CSS, os Foals ou os Flight of the Conchords.
Sub Pop, a editora dos Nirvana e do grunge, faz 20 anos C530cd10
A Sub Pop, editora que começou numa cave de Seattle nos anos 80 com um clube de singles, responsável, entre outros feitos, pela edição do primeiro single dos Nirvana em 1988, "Love Buzz", e que seguiu levantando os estandartes não só da banda de Kurt Cobain, como dos Mudhoney ou dos Soundgarden, assinala este ano o vigésimo aniversário.

Ainda não é a maioridade nos Estados Unidos, mas Jonathan Poneman e Bruce Pavitt, fundadores e visionários de uma cena musical onde, há 20 anos, ninguém via nada, a começar pelo facto de Jimi Hendrix lá ter frequentado o liceu - "era uma canto remoto dos Estados Unidos, com lenhadores, pescadores e yetis", brinca Poneman numa recente entrevista à Times - dizem-se hoje satisfeitos com um trabalho que, sem seguir modas, conseguiu vender o seu quinhão.

"O isolamento ajudou a criar uma cultura que não quis saber de modas. As pessoas tocavam umas para as outras porque não esperavam ganhar a vida assim", diz Pavitt, no artigo publicado ontem no TimesOnline, site da revista britânica.

"Em Seattle, não havia uma infra-estrutura musical. Ninguém achava que eles fossem a algum lado. Havia uma atitude anti-carreira (...) mas as bandas eram pensativas, pessoas inteligentes que ouviam música muito diferente", acrescenta.

Depois de uma tentativa mal sucedida de expansão nos anos 90, que explica porque é que a dupla Pavitt e Poneman se separou - "Ele queria aquilo grande e cheio de sucesso e eu não", disse Pavitt à Times - a Sub Pop, que não conseguiu vingar com a postura comercial internacional, regressou à base em Seattle e perdeu a aura underground para o indie.

Neste momento, a editora tem contrato com nomes como os brasileiros CSS, os Foals e os Flight of the Conchords .

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos