Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

The Ventures-1958

Ir para baixo

The Ventures-1958 Empty The Ventures-1958

Mensagem  PapaNJam Qui Jun 26, 2008 12:24 pm

The Ventures é uma banda instrumental estadunidense formada em 1958, por Bob Bogle e Don Wilson, em Tacoma, no estado de Washington. Inicialmente, o nome era The Versatones. Sempre foram uma das maiores referências para o gênero Surf music, embora eles não sejam, como popularmente se acredita, uma banda de surf rock. É conhecida pelos seus clássicos como "Walk Don't Run", "Surf Rider", "Journey To The Star", "Driving Guitars", "Yellow Jacket", "Bumble Bee Twist", e muitos outros. E músicas-tema de Batman (1966), 007 e do seriado policial Hawaii 5-0.

A banda começou de maneira independente, tocando em pequenos bares. Em 1959, entraram para a banda Nokie Edwards (guitarra baixo) e Skip Moore (bateria). Na época, comporam e gravaram "Walk Don't Run", um de seus maiores sucessos, mas nenhuma gravadora se interessou pelo som. A solução encontrada foi fundar uma pequena gravadora, a "Blue Horizon Records", patrocinados pela mãe de Don Wilson (Josie L. Wilson). Trabalhando como seus próprios produtores, gravaram a música em formato single em vinil de 45 rpm e começaram a se auto-promoverem.

Ainda em 1959, um DJ de Seattle usou "Walk Don't Run" como vinheta de abertura de um programa de rádio. Foi então que o empresário Bob Reisdorf, dono da Dolton Records, escutou, quis conhecer e acabou contratando os Ventures. Em 1960, a música ocupou durante uma semana o segundo lugar na Billboard Top 100. Em 1968, outra música dos Ventures ficou famosa: "Hawaii 5-0". Ela foi usada como trilha de abertura de um seriado policial com o mesmo nome.

Nos anos 70, The Ventures cairam no esquecimento por serem considerados fora de moda e antiquados. Porém, na virada dos anos 70 para os anos 80, a banda foi redescoberta pelo público punk e new wave interessado na surf music. A banda Go-Go's até gravou uma música - "Surfin and Spying" - em sua homenagem. Nos anos 90, The Ventures ganharam outra grande publicidade, quando Quentin Tarantino incluiu a música "Surf Rider" na trilha sonora do filme "Pulp Fiction".

A banda sempre fez muito sucesso fora dos Estados Unidos, na Europa e principalmente no Japão. Dezenas de discos foram produzidos especialmente para o mercado japonês e, desde 1960 até hoje, The Ventures, anualmente, fica 3 meses e faz mais de 50 shows de auditório, em turnê pelo país oriental. Já fizeram mais de 2000 shows no Japão, onde têm um público fiel.

No Japão, na segunda vez que o grupo foi, em 1965, época que foram também a banda The Astronauts , houve o "boom" da música instrumental de guitarra, com aumento da venda de discos e de guitarras elétricas. Foram vendidas 50.000 guitarras elétricas em 2 anos. Foram abertas 120 fábricas para atender a demanda. E abertos vários concursos e torneios de guitarras em programas de TV (FujiTV, NTV, NET) e por fabricantes de guitarras. A partir daí, The Ventures sempre associou a venda de discos com a venda de guitarras elétricas.

Em 1996, tiveram as suas mãos eternizadas no "Rock Walk of Fame" de Hollywood.

Em 10 de março de 2008, The Ventures entraram para "Hall da Fama do Rock and Roll" com a música Walk Don't Run. Ano que comemora os 50 Anos da Banda.

A Banda produziu mais de 200 álbuns em CD, 250 àlbuns em formato LP e 150 (45rpm) compactos. Mais de 100.000.000 de unidades vendidas. 40.000.000 somente no Japão.

O The Ventures atualmente é formado por Gerry McGee (Guitarra líder), Don Wilson (Guitarra Ritmo), Bob Spalding (Guitarra Baixo), Leon Taylor (Bateria). Como convidado Nokie Edwards (Guitarra líder) e nas gravações Bob Bogle (Guitarra Baixo).

O The Ventures tem dois estilos diferentes de tocar as músicas (finger style), pelos guitarristas solo: O Gerry McGee tem influência de blues e cajun. Enquanto o Nokie Edwards tem influência de country music.


Guitarras usadas pelo The Ventures
Os Anos de Fender 1958-1963:
Bob Bogle (Jazzmaster 1959) e (Bass VI)
Don Wilson (Stratocaster 1959)
Nokie Edwards (Precision Bass).

Os Anos de Mosrite 1963-1967:
Nokie Edwards (Joe Maphis model e The Ventures model personalizada)
Don Wilson (The Ventures model personalizada)
Bob Bogle (Bass The Ventures model personalizada).

A troca por guitarras Mosrite, ocorreu após a visita de Nokie Edwards à cidade de Bakersfield na Califórnia de Buck Owens com quem já tocou como guitarrista no início da carreira. Lá conheceu o Guitar Builder Semie Mosley e a guitarra fabricada por ele (Joe Maphis model) e após plugar no amplificador e tocar, escutou aquele som forte. Na época as bobinas dos captadores do Stratocaster tinham 6.000 voltas e o do Mosrite 10.000 voltas. O grupo usou guitarras "customizadas" com 12.000 voltas, diferentes das produzidas para venda.

E Depois... Foi usada Gibson e Fender também.

Atualmente:
Gerry Mcgee (Fender Guitars - Stratocaster Gerry McGee Signature Model)
Nokie Edwards (HitchHiker Guitars - Desenho e configuração exclusiva)
Don Wilson (Aria Guitars - The Ventures Model 2001) (nos E.U.A. Wilson Bros. Guitars)
Bob Bogle (Aria Guitars - The Ventures Model 2002 e Bass Model 2001) (nos E.U.A. Wilson Bros. Guitars)
Bob Spalding (Aria Guitars - The Ventures Model 2002 e Bass Model 2001) (nos E.U.A. Wilson Bros. Guitars)

O desenho da silhueta das guitarras que simbolizaram a banda The Ventures, foram o Jazzmaster da Fender e The Ventures Model de Mosrite. E atualmente o The Ventures Model do Wilson Bros. Guitar ou Aria Guitar.
Página oficial http://www.theventures.com

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos