Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mariah Carey -1990

Ir para baixo

Mariah Carey -1990 Empty Mariah Carey -1990

Mensagem  PapaNJam Sex Jun 27, 2008 12:04 pm

Mariah Carey (Long Island, Nova Iorque, 27 de março de 1970) é uma cantora, compositora e produtora musical estadunidense de música pop e R&B. Também trabalha ocasionalmente como atriz.

Mariah fez sua estréia no mercado musical em 1990 sob a direção de Tommy Mottola, executivo da Columbia Records. Logo se tornou a primeira artista cujos cinco primeiros compactos atingiram a primeira posição da Billboard Hot 100. Após seu casamento com Mottola, em 1993, uma série de canções de sucesso fizeram dela a artista mais vendida de sua gravadora. De acordo com a Billboard, foi a artista mais popular de seu país na década de 1990.

Após sua separação de Mottola, em 1997, Mariah começou a introduzir elementos de hip-hop em sua obra. Sua popularidade estava em declínio quando saiu da Columbia em 2001, e teve seu contrato com a Virgin Records cancelado após sofrer um colapso mental altamente divulgado pela mídia e ter seu primeiro filme Glitter, assim como a trilha-sonora dele, desmoralizado pela crítica. Em 2002, ela assinou contrato com a Island Records e, após um período de pouco sucesso, voltou à proeminência da música pop em 2005.

Mariah foi nomeada a artista feminina mais vendida do milênio no World Music Awards do ano 2000. É, também, a artista solo com a maior quantidade de compactos números-um nos Estados Unidos, onde, de acordo com a Recording Industry Association of America, é a terceira artista feminina mais bem vendida de todos os tempos. Em adição ao seu sucesso comercial, Mariah já conquistou cinco prêmios Grammy, e é reconhecida pela crítica por sua capacidade de grande abrangência de técnicas de habilidades vocais, possuindo 5 oitavas de extensão e em agudos pode bater notas da 7º oitava (G#7 em Emotions e The Star Banner). Em toda a sua carreira Mariah ja recebeu 112 prêmios, sendo uma das cantoras mais premiadas da história
Biografia e carreira

Infância e adolescência
Mariah nasceu na cidade de Huntington, em Long Island, estado de Nova Iorque, no dia 27 de março de 1970. É a terceira e mais nova filha de Patricia Hickey, uma intérprete de ópera e professora de canto de origem irlandesa, e de Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de ascendência afro-venezuelana. Seus pais se divorciaram quando tinha apenas três anos de idade. Após o divórcio, Mariah passou a ter pouco contato com o pai. Sua mãe passou a trabalhar em vários empregos diferentes para sustentar Mariah e o irmão Morgan. A outra filha de Alfred e Patricia, Alison, foi morar com o pai após o divórcio. Passava muito tempo sozinha em casa, devido à ausência da mãe, e começou a escutar música como uma forma de distração. Mariah começou a cantar quando tinha cerca de três anos de idade, quando sua mãe começou a lhe dar aulas de canto após a pequena Mariah lhe imitar enquanto praticava a ópera Rigoletto de Verdi.

Mariah se formou no ensino médio pela Harborfields High School em Greenlawn, Nova Iorque. Frequentemente se ausentava das aulas enquanto tentava se estabelecer no mercado musical; consequentemente, seus colegas lhe apelidaram de "miragem". Seu trabalho na cena musical de Long Island lhe deu a oportunidade de compor com Gavin Christopher e Ben Margulies, com os quais escreveu algumas das canções de sua fita demo. Após se mudar para a cidade de Nova Iorque, Mariah trabalhou meio-período para pagar o aluguel e continuou tentando se destacar como cantora. Eventualmente, foi contratada como vocal de apoio da cantora porto-riquenha Brenda K. Starr.

Em 1988, Mariah conheceu Tommy Mottola, executivo da Columbia Records, em um festa, onde Starr lhe entregou a fita demo de Mariah. Mottola escutou a fita no carro enquanto saía da festa e se impressionou com o que ouvira. Retornou para se encontrar com Mariah, mas ela já havia ido embora. Contudo, Mottola a localizou e assinou um contrato com ela. Este acontecimento acabou por se tornar parte do esquema publicitário utilizado para promover a entrada de Mariah na indústria fonográfica.


1990-1992: Início do sucesso comercial
Mariah ajudou a compor todas as faixas de seu homônimo álbum de estréia lançado em 1990, e continuou a escrever a maior parte do material que interpreta desde então. Durante a gravação do disco, ela expressou insatisfação com as contibuições de produtores como Ric Wake e Rhett Lawrence, contratados pela Columbia para deixar o álbum mais comercialmente viável. Lançado com um expressivo orçamento dedicado a sua promoção, o álbum atingiu a primeira posição da Billboard 200, onde permaneceu por várias semanas. Produziu quatro compactos que atingiram a primeira posição da Billboard Hot 100, fazendo de Mariah Carey um estrela nos Estados Unidos, entretanto, não teve o mesmo êxito em outros mercados. As críticas ao álbum foram, em sua grande maioria, favoráveis e Mariah ganhou os prêmios Grammy de melhor artista revelação e melhor performance vocálica feminina de música pop por "Vision of Love", seu primeiro compacto.

Em 1991, Mariah lançou seu segundo álbum, entitulado Emotions. A sonoridade presente neste trabalho é, de acordo com ela, uma homenagem aos artistas de soul da Motown Records. Ela trabalhou com os produtores Walter Afanasieff e Robert Clivillés & David Cole (do grupo de dance music C+C Music Factory) no álbum. Lançado imediatamente após o álbum de estréia, no final de 1991, não teve o mesmo êxito nem crítico nem comercial. A revista Rolling Stone o avaliou como sendo "mais do mesmo, com material menos interessante". A faixa-título foi a primeira a ser lançada como compacto, e fez Mariah se tornar a única artista a ter os cinco primeiros compactos a atingir a primeira posição da Hot 100. Os compactos seguintes – "Can't Let Go" e "Make It Happen" – não se equipararam aos anteriores, atingindo as posições de número dois e cinco, respectivamente. A partir de Emotions, Mariah começou a produzir a maior parte de seu trabalho. "Não quero a visão de outra pessoa sobre mim", declarou.

Apesar de Mariah ter feito algumas ocasionais performances ao vivo, o medo do palco evitou que ela embarcasse em uma turnê. Sua primeira grande performance ao vivo foi a gravada para o programa MTV Unplugged em 1992. Ela declarou que sua interpretação naquela noite provou que suas habilidades vocais não eram, como havia sido especulado por alguns, simuladas em estúdio. Ao lado de versões acústicas de seus primeiros êxitos, Mariah interpretou um dueto de "I'll Be There" dos Jackson 5 com Trey Lorenz, seu cantor de apoio. O cover foi lançado como compacto e atingiu a primeira posição na Hot 100, garantindo um contrato para Lorenz, cujo álbum de estréia foi co-produzido por Mariah. Graças a sua grande audiência, o show foi lançado nos formatos EP e VHS. O Entertainment Weekly disse, na época, que o álbum era "o mais forte, mais genuino que ela já fez".


1993-1996: Reconhecimento mundial
Carey e Mottola se envolveram romanticamente durante as gravações do álbum de estréia dela e, em junho de 1993, eles se casaram.

Naquele mesmo ano, foi lançado o terceiro álbum de estúdio de Mariah, entitulado Music Box, que acabou se tornando o maior sucesso da cantora em todo o mundo, com vendas superiores a marca das trinta milhões de cópias. Foi também o primeiro álbum de Mariah a receber o disco de diamante nos Estados Unidos por mais de dez milhões de cópias vendidas. Produziu o primeiro número um de Mariah no Reino Unido, um cover de "Without You" da banda Badfinger, e os números um estadunidenses "Dreamlover" e "Hero". De acordo com a Billboard, o álbum "toca no coração" por possuir "o mais elemental dos lançamentos de Mariah Carey: seu vocal naturalmente em sintonia com as canções". Entretanto, as críticas não foram em sua maioria positivas: de acordo com a Time, o álbum "parece quase sem paixão. Mariah poderia ser uma das grandes do pop-soul; ao invés disso, mais uma vez preferiu a mediocridade ao estilo Salieri". Em resposta a esses comentários, a cantora declarou: "assim que você faz grande sucesso, muitas pessoas não gostam disso. Não há nada que eu possa faz quanto a isso. Tudo que posso fazer é música na qual eu acredito". Em novembro de 1993, fez sua primeira turnê a nível nacional, a Music Box Tour.

No final de 1994, após um dueto com Luther Vandross do cover de "Endless Love" de Lionel Richie e Diana Ross se tornar um grande êxito nos Estados Unidos, atingindo a posição de número dois na Billboard Hot 100, Carey lançou seu quarto álbum de estúdio em 1994, a compilação de canções natalinas Merry Christmas. O álbum continha tanto canções originais como "All I Want for Christmas Is You" - o maior single de Mariah no Japão e, em variados anos, um sucesso natalino nas rádios estadunidenses - quanto covers de canções natalinas tradicionais. Merry Christmas se tornou o álbum natalino contemporâneo mais vendido de todos os tempos, com 16 milhões de cópias comercializadas.

Em 1995, Mariah lançou seu sexto álbum, Daydream, outro de grande vendagem mundial - mais de 25 milhões de cópias - e nos Estados Unidos, onde se tornou o segundo da cantora a alcançar o disco de diamantes por mais de dez milhões de cópias vendidas. O primeiro single, "Fantasy" ficou por 8 semanas no topo da Billboard Hot 100 e 5 no topo das paradas canadenses (Canadian Singles Chart). O segundo single, "One Sweet Day", um dueto com o grupo Boyz II Men, tornou-se um recorde ainda não superado de permanência no topo das paradas americanas; ficando por consecutivas 16 semanas em primeiro lugar. Outro single do mesmo álbum, "Always Be My Baby" também alcançou a primeira posição.


Divórcio, Nova imagem e Recordes
Mariah Carey e Tommy Mottola se separaram em 1997. Apesar de manterem a imagem de um casal feliz em público, Mariah se sentia emocional e psicologicamente abusada por Tommy, a quem ela sempre descreveu como "um homem muito possessivo". Após o divórcio surgiram diversos boatos na mídia de que Motolla começara a boicotar a divulgação dos álbuns de Mariah, bem como vetá-la para grandes projetos da Sony Music e apresentações importantes na televisão americana. Um dos mais significativos vetos foi a interpretação da música tema do filme Titanic, na qual o autor da música havia oferecido a Mariah, porém Motolla vetou o nome da cantora para interpretar a canção oferecendo-a à outra famosa cantora, Celine Dion.

Ainda em 1997, Carey lançou seu sétimo álbum, Butterfly (considerado pela crítica como o melhor da cantora e um dos maiores álbuns POP e R&B americanos). Seu primeiro single daquele álbum, Honey, mostrava em sua letra e videoclipe, uma imagem bem mais sexy de Mariah, que até então aparecia como "a garota boazinha" nos clipes. O single estreou em 1º lugar na Billboard HOT 100 e nos formatos POP e R&B, feito jamais alcançado por nenhum outro artista. No mesmo álbum, Mariah coloca outro single em primeiro lugar, a balada romântica My All. Com esta marca ela bate o recorde de artista contemporânea com mais singles n°1 nos EUA, ela ultrapassa Whitney Houston e Michael Jackson.

Em 1998, Mariah lançou seu oitavo álbum - #1's - uma compilação com todos seus singles que atingiram o primeiro lugar nos EUA (Billboard) até então, e mais algumas novas canções. A crítica elogia Mariah dizendo que "poucos artistas podem lançar um disco inteiro de músicas n°1".

Entre as novas gravações, destacam-se I Still Believe, regravação de um sucesso de Brenda K. Starr (com quem Mariah trabalhou no passado), e When You Believe, dueto com Whitney Houston, que também foi incluído na trilha sonora do filme de animação da DreamWorks, O Príncipe do Egito, que ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. No dia da premiação, Mariah e Whitney interpretaram ao vivo a canção para mais de 2 bilhões de telespectadores.

Em 1999, Mariah lançou seu nono álbum, Rainbow. Os singles Heartbreaker (com o rapper Jay-Z) e Thank God I Found You (com Joe e 98 Degrees) chegaram ao número 1 nos EUA, e a regravação Against All Odds (Take A Look At Me Now) do cantor Phil Collins fez um grande sucesso em vários países, porém quando outro single do mesmo álbum, Crybaby/Can't Take That Away mal chegou ao vigésimo lugar, Mariah abriu o jogo e acusou publicamente a Sony/Columbia (chefiada por seu ex-marido) de não estar promovendo-a como deveria.

Ainda no ano de 1999 devido às grandes vendas de seus álbuns Rainbow, Butterfly e #1's, Mariah recebe da Billboard o prêmio de artista da década, e do World Music Awards, o prêmio de Artista Feminina que mais vendeu no Milênio superando em vendas nos EUA grandes artistas como Michael Jackson, Whitney Houston e Celine Dion e Madonna. Neste mesmo ano, Mariah inicia um relacionamento amoroso com o cantor mexicano Luis Miguel.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos