Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Beatles-1961-1970

Ir para baixo

Beatles-1961-1970 Empty Beatles-1961-1970

Mensagem  PapaNJam Qua Jun 25, 2008 10:55 am

The Beatles foi uma banda de rock de Liverpool, Inglaterra com suas raízes no final da década de 1950. A banda é reconhecida por ter liderado a invasão do rock inglês nos Estados Unidos no início dos anos 1960. O grupo foi formado por John Lennon (guitarra, baixo, teclado, gaita, percussão, efeito sonoro e vocal), Paul McCartney (baixo, guitarra, piano, efeito sonoro, percussão e vocal), George Harrison (guitarra solo, percussão, efeito sonoro e vocal) e Ringo Starr (bateria, percussão, efeito sonoro e vocal).

O grupo obteve uma fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas para uma banda musical, e tornou-se a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX. Os "garotos de Liverpool", como eram chamados, não tiveram apenas impacto sobre a música, mas também influenciaram as vestimentas, os cortes de cabelo e a forma de ser dos jovens daquela geração. Foi esse estrondoso sucesso que inspirou a criação do termo beatlemania. Suas roupas, estilos, e declarações os fizeram líderes da moda para a juventude, enquanto a percepção social do conjunto que crescia viu sua influência se estender na revolução social e cultural dos anos 1960.

Atingiram o primeiro lugar nas paradas de sucesso no mundo inteiro com composições próprias como "She Loves You", "Something", "I Want to Hold Your Hand", "Can't Buy Me Love", "Help!", "Yesterday", "Eleanor Rigby", "Hey Jude", "All You Need Is Love", "Let It Be" e "Strawberry Fields Forever", entre outras.

Considerado o grupo musical mais bem-sucedido da história, sendo os seus membros aclamados por público e crítica, com mais de um 1,5 bilhão de álbuns vendidos em todo o mundo[1], e com vinte canções que atingiram o primeiro lugar nas paradas apenas nos Estados Unidos da América, além de conseguirem ocupar em determinado momento os cinco primeiros lugares em meados de 1964 - números recordes até os dias atuais.

Pela inventiva criatividade, originalidade e magia de suas canções, John Lennon e Paul McCartney são considerados a maior dupla de compositores da música popular em todo o mundo.

Também foram os precursores da música indiana e oriental no pop/rock ocidental, sobretudo pela influência de George Harrison nas composições e instrumentos do grupo, em canções como "Within You Without You", "Norwegian Wood" e "Love You Too".

Além de toda a repercussão, os Beatles fizeram todo um modo de criar música que influenciou não só sua época, mas todas as épocas seguintes: foram a primeira banda do planeta a fazer vídeos musicais de suas canções, e o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro do mundo a conter um encarte com fotos e letras de suas canções [2]. Em 2003, a revista especializada em música Rolling Stone classificou Sgt. Pepper's como o melhor álbum de todos os tempos [3].
[editar] O início
Em 1957, empolgado com a onda do skiffle que Lonnie Donegan popularizou com seus sons improvisados, John Lennon criou uma banda composta por colegas da escola Quarry Bank School, incluindo seu melhor amigo na época, Pete Shotton.

Por pouco tempo se chamaram The Black Jacks, mas logo mudaram para Quarrymen em homenagem a escola. Desta época fizeram parte do conjunto John Lennon (guitarra e vocal), Pete Shotton (na tábua de esfregar roupa), Bill Smith (caixa de chá), Rod Davis (banjo) e Eric Griffiths (guitarra). Smith as vezes era substituído por Len Garry.

Já em 1956, o rock and roll estorou em popularidade com a canção "Rock Around the Clock" de Bill Haley e principalmente pelo sucesso de Elvis Presley, os Quarrymen começaram a adotar o rock como seu som principal, abandonando o skiffle.

Neste mesmo ano, no dia 15 de julho, Paul McCartney foi apresentado a John Lennon. O encontro se deu na Igreja de Woolton, na ocasião de uma festa em que os Quarrymen tocaram. Paul tocou "Twenty Flight Rock" e "Be Bop a Lula". Ele sabia a letra inteira destas canções e alguns acordes a mais que John Lennon, que normalmente improvisava nas letras por não sabê-las inteira.

A entrada de Paul McCartney para o grupo se deu pouco tempo depois. Segundo John Lennon: "pensei, o que acontecerá comigo se eu admitir Paul na banda? Achei que teria que mantê-lo na linha se o deixasse entrar".

Já o convite a George Harrison se deu através de McCartney, que era seu colega no Liverpool Institute. Mas, pelo fato de ser aproximadamente 3 anos mais jovem que John este ainda relutou sobre a sua entrada na banda. George acabou entrando para a banda porque tocava guitarra melhor que John e Paul.


Instrumentos usados por John Lennon: a guitarra Rickenbacker Capri 325 que depois foi reformada e pintada em preto usada até 1965 e o seu violão.Como Paul e George estudavam na Liverpool Institute não seria mais apropriado chamar a banda por Quarrymen, e partir dali vários nomes foram usados: The Rainbows, Johnny and The Moondogs, Long John and the Silver Beetles, The Silver Beetles, The Silver Beats, The Silver Beatles e finalmente, só The Beatles. Na verdade Beetles (em Português, "besouros") foi o nome que veio a mente de John, inspirado na banda The Crickets (em Português, "os grilos"), de Buddy Holly. Paul, então, sugeriu Beatles, pela associação da palavra Beat (em Português, "batida")[4] e que não passava de um trocadilho de "beetles" com "beat"'.

Mais tarde, John teria declarado:"Sonhei com um homem, numa torta flamejante, dizendo: Vocês são Beatles com A".

Não foi só o nome da banda que mudou constantemente naquela época, vários integrantes entravam e saiam da banda, somente John, Paul e George eram fixos. Como na época os nomes de bandas eram enormes, o conjunto primeiro se chamou Long John and the Silver Beatles, depois o nome foi simplificado para The Silver Beatles e finalmente para The Beatles.

Como John, Paul e George tocavam guitarra, a banda necessitava de um baixista para dar ritmo às suas canções. Em 1960, John, então com 20 anos de idade e estudante da Art College, convenceu um amigo da escola a comprar um baixo e juntar-se à banda. O amigo era Stuart Sutcliffe, ou simplesmente Stu. Este não era muito hábil no baixo, já que seu maior interesse era pela pintura, mas acabou cedendo ao pedido do amigo John.

Naquela época os Beatles não tinham um baterista fixo, assim, profissionais desse gênero tocavam para eles apenas em determinadas ocasiões. Ao tocarem no pub Casbah de Liverpool, o baterista Pete Best (filho da dona do pub) começou a acompanhá-los com mais frequência.

O empresário Allan Willians foi quem conseguiu um contrato para os Beatles tocarem em Hamburgo (Alemanha).

Os Beatles contavam com Pete Best eventualmente na bateria, mas na falta de um fixo, acabaram por convida-lo à turnê de Hamburgo. A partir de então Pete se tornou baterista definitivo da banda.

Os Beatles fizeram a primeira viagem a Hamburgo em 1960 e permaneceram por lá por volta de cinco meses tocando em clubes noturno, o primeiro deles o Indra e o segundo o Kaiserkeller. A viagem acabou de um modo inesperado e traumático: George acabou sendo deportado por ser menor de idade; depois, Pete e Paul também foram deportados por provocar um pequeno incêndio no local onde encontravam-se hospedados.

Nesta primeira viagem, os Beatles tocavam em clubes noturnos por 8 a 12 horas seguidas o que de certa forma fez com que eles melhorassem seu som e aprendessem a improvisar. Foi nessa viagem que conheceram Klaus Voorman e Astrid Kirchherr, estudantes da cidade, dos quais se tornaram amigos.

Em janeiro de 1961, os Beatles passaram a se apresentar no pub Cavern Club. Desde então até o início do sucesso foram 293 apresentações. Por esta época já eram praticamente o grupo de rock mais popular de Liverpool, junto com Rory Storm and The Hurricanes.

Ainda em 1961, retornaram a Hamburgo para tocar no clube noturno Top Ten. Nesta segunda viagem, Stuart Sutcliffe resolveu abandonar os Beatles, ele havia se apaixonado por Astrid Kirchherr e decidiu voltar a estudar artes na Alemanha. Foi por esta visita que Astrid sugeriu que os Beatles adotassem o penteado para frente e abandonassem o penteado topete (estilo Elvis Presley) que usavam até então.

Com a saída de Stu, Paul McCartney assumiu o contrabaixo, e os Beatles passaram então a ser um quarteto. Algum tempo depois, Stuart sofreria um derrame cerebral, levando-o à morte. Ainda em Hamburgo, foram chamados para gravar algumas canções em estúdio (entre elas esta a canção "My Bonnie") acompanhando o cantor Tony Sheridan.


Contrato de gravação

Abbey Road Studios, o estúdio dos BeatlesAo retornar a Liverpool, os Beatles voltaram ao Cavern Club. A história mais conhecida é que, em outubro de 1961, um fã entrou em uma loja de discos de Liverpool para comprar o disco com "My Bonnie". O gerente da loja, Brian Epstein, não só não tinha o disco como também nunca tinha ouvido falar da banda. Brian ao saber que os Beatles eram de Liverpool e tocavam no Cavern Club foi assistir a uma apresentação. Ficou encantado com o grupo, principalmente com John Lennon, embora aquilo não fosse o estilo de música de que gostasse. Na Biografia de Bob Spitz, lançada em 2008 como biografia definitiva, consta que era impossível o gerente de uma das maiores lojas de discos de Liverpool desconhecer os Beatles, pois eles já eram bem conhecidos e comentados entre os jovens da cidade, que também freqüentavam sua loja. Brian Epstein teria inventado essa história, assim como diversas outras inventadas pelo quarteto ao longo da carreira.

Voltou várias vezes ao Cavern Club até decidir empresariá-los. Após assinarem um contrato para Brian Epstein, os Beatles foram aconselhados por ele a mudar de comportamento no palco e a mudar a aparência. A partir de Brian Epstein os Beatles não conversavam, contavam piadas, comiam e bebiam no palco, passaram a programar seus shows e a vestir-se com mais elegância, com ternos e gravatas.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos