Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Beatles-1961-1970(2)

Ir para baixo

Beatles-1961-1970(2) Empty Beatles-1961-1970(2)

Mensagem  PapaNJam Qua Jun 25, 2008 10:56 am

Como Brian Epstein trabalhava vendendo discos de música, ele tentou contactar alguma gravadora para conseguir algum contrato. O primeiro teste foi feito pela Decca Records. A audição foi no dia 1 de janeiro de 1962. Os Beatles não tocaram nenhuma composição própria, somente canções já conhecidas. Meses depois receberam a notícia que a Decca não os contrataria por achar que "conjuntos de guitarra estavam saindo de moda". Entre o primeiro e o segundo teste, os Beatles foram para Hamburgo pela terceira vez para se apresentar no The Star Club.

Após a recusa da Decca, Brian Epstein foi até a loja HMV e transformou os tapes do teste da Decca em um disco, lá foi aconselhado a levar o tape para George Martin da Parlophone, subsidiária da EMI. No dia 6 de junho de 1962, os Beatles foram a Londres para um teste com o produtor musical George Martin no Abbey Road Studios. Musicalmente, George Martin não ficou impressionado com os Beatles mas gostou deles como pessoa imediatamente. Ele concluiu que tinham um talento cru e muito humor e que poderiam ser musicalmente melhorados.

George Martin resolveu contratá-los mas não gostou de Pete Best, e sugeriu que Brian Epstein arrumasse outro baterista ou usasse um de estúdio. Até hoje há especulações sobre a dispensa de Pete Best. Na época alegou-se que George Martin não gostou de seu jeito ao tocar, havia também especulações sobre o fato de Pete não se encaixar direito com os outros beatles, inclusive não adotando o penteado de cabelo que eles usavam.

Houve especulações também a respeito de ciúmes que Paul teria de sua popularidade com as fãs, mas segundo relatos Paul na época até tinha mais popularidade que Pete. Um amigo de Pete acusou George Harrison como responsável pela sua demissão. Seja como for, os Beatles chamaram Ringo Starr, baterista da banda de Liverpool Rory Storm and the Hurricanes, para o lugar de Pete Best.

A primeira canção a ser lançada pela gravadora contou com gravações com três bateristas diferentes (Pete Best, Ringo Starr e Andy White, este último um baterista de estúdio). O primeiro single lançado pelos Beatles na Inglaterra foi com as canções "Love Me Do"/"P.S. I Love You", que chegou ao décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso britânicas, talvez esse ranking tenha sido atingido por vendas principalmente em Liverpool.

Os críticos de música e fãs da banda constumam dividir a carreira dos Beatles em duas fases: a primeira de 1962 até 1966 e a segunda de 1967 até o fim da banda em 1970.

Na primeira fase, destacam-se o auge da beatlemania, a histeria dos shows; e a segunda pela fase de estúdio, crise entre os integrantes e o fim da banda.


Primeira fase

[editar] 1962-1964
Depois do lançamento do single com a canção "Love Me Do" em outubro de 1962, os Beatles apareceram pela primeira vez na televisão, no programa People and Places da TV Granada de Manchester, em 17 de outubro. Voltaram ao estúdio somente em 26 de novembro para gravarem o segundo single que trazia a canção "Please Please Me", esta, porém, atingiu o primeiro lugar na Inglaterra no início de 1963. Após os lançamento dos dois primeiros singles, os Beatles começaram a primeira tournê pela Inglaterra acompanhando Helen Shapiro. Em abril de 1963, foi lançado o primeiro álbum, intitulado Please Please Me, que contava não só com composições de Lennon/McCartney, mas também de outros compositores admirados pelos Beatles na época. O terceiro single "From Me To You" lançado pelo grupo teve destino igual ao anterior, ou seja, o primeiro lugar na Inglaterra. Em agosto, foi lançado o single com "She Loves You" e o primeiro lugar novamente aconteceu. No dia 13 de outubro de 1963, os Beatles se apresentaram no London Palladium, onde uma multidão enloquecida os esperavam. Devido a histeria causada, a apresentação virou notícia em todos os jornais da Inglaterra. No mesmo mês, fizeram a primeira apresentação ao vivo fora da Inglaterra depois que se tornaram uma banda de sucesso, na Suécia.

Em novembro de 1963, os Beatles apresentaram-se no show Royal Variety Performance na presença da rainha da Inglaterra, gravaram seu segundo álbum, With the Beatles e lançaram outro single que foi primeiro lugar, com a canção "I Want To Hold Your Hand".


À esquerda, o baixo Höfner característico de Paul McCartney em formato de violino, e à direita, a guitarra Gretsch Country Gentleman de George Harrison; ambas usadas no auge da beatlemania.Embora tivessem feito sucesso rapidamente na Inglaterra e sido igualmente bem sucedidos em alguns países europeus, os Beatles ainda não tinham conquistado o mercado norte-americano. Pensando em conquistar os Estados Unidos, Brian Epstein procurou o presidente da gravadora Capitol Records, para lançar um single com a canção "I Want To Hold Your Hand", e conseguiu firmar um contrato com um popular apresentador de televisão, Ed Sullivan, para que os Beatles fossem até lá se apresentarem em seu programa. Antes da Capitol, algumas gravadoras já haviam lançado discos dos Beatles naquele país, como a Vee-Jay e a Swan, mas nenhum sucesso tinha sido obtido. Embora não houvesse grandes expectativas pela Capitol em relação aos Beatles, a CBS (canal de televisão americano) apresentou um pequeno documentário sobre o sucesso que a banda estava causando na Europa.

Em apenas dez dias depois do seu lançamento "I Want To Hold Your Hand" vendeu um milhão de cópias e chegou ao primeiro lugar nas paradas de sucesso norte-americanas em 1964. Quando os Beatles desembarcaram pela primeira vez nos Estados Unidos, uma multidão de fãs foi aguardá-los no aeroporto JFK, no dia 7 de fevereiro de 1964, em Nova Iorque. No dia 9 de fevereiro, eles se apresentaram pela primeira vez no programa de televisão de The Ed Sullivan Show e bateram recorde de audiência em uma transmissão ao vivo com aproximadamente 73 milhões de espectadores.

No dia 11 do mesmo ano fizeram seu primeiro show ao vivo nos Estados Unidos, no Coliseum de Washington. Se a apresentação no London Palladium é considerada como o início da histeria em torno dos Beatles na Inglaterra, nos Estados Unidos esta beatlemania tomou porporções ainda maiores desde a primeira ida do conjunto em terras norte-americanas.

De volta à Inglaterra, os Beatles fizeram um filme de longa metragem dirigido por Richard Lester, A Hard Day's Night lançado em 6 de julho na Inglaterra. O álbum homônimo pela primeira vez trazia apenas canções compostas pela dupla Lennon/McCartney. A história era focada na Beatlemania, sem chegar a ser, no entanto, um documentário. Atualmente a obra é tida como um clássico cult, sendo considerada por alguns como a grande precursora da idéia dos clipes (ou videoclipes). No mês de junho, os Beatles fizeram uma tournê pela Austrália e Nova Zelândia. Entre 19 de agosto e 20 de setembro de 1964, realizaram a primeira tournê pelos Estados Unidos e Canadá, que durou 32 dias e contou com 30 shows e em outubro e início de novembro uma tournê pela Grã-Bretanha. Na Austrália, Ringo Starr por estar com tonsilite foi substituído temporariamente pelo baterista Jimmy Nicol. Ainda tiveram fôlego para lançar mais um single e um álbum em 1964, o single com "I Feel Fine" (lançado em novembro) e o álbum Beatles for Sale (lançado em 4 de dezembro).


1965-1966
Em 1965, os Beatles tiveram uma agenda cheia com gravações, lançamento de um novo filme e várias tournês. Foi o ano também que a Rainha britânica condecorou os Beatles com a ordem de MBE (Member of The Order of The British Empire) por sua contribuição à música britânica, o que gerou uma certa polêmica pois vários ex-combatentes de guerras também já condecorados acabaram devolvendo suas MBEs em protesto.

No início do ano de 65 o grupo se dedicou a gravações de novas canções. Em abril lançaram o single com "Ticket to Ride". Em junho fizeram uma tournê pela Europa que incluiu Itália, França e Espanha. O álbum Help! foi lançado em agosto junto ao filme homônimo e se tornou um sucesso, com destaque para as canções "Help!", "Yesterday", "Ticket To Ride" e "You've Got To Hide Your Love Away". O filme, também dirigido por Richard Lester, tinha uma história ao estilo dos filmes de James Bond, sendo gravado nas Bahamas e na Áustria. Neste mesmo mês de agosto, os Beatles iniciaram sua segunda tournê pelos Estados Unidos e Canadá, porém, mais curta que a anterior pois durou apenas 16 dias. Nesta tournê os Beatles se apresentaram pela primeira vez no Hollywood Bowl e no dia 15 de agosto, fizeram o famoso show no Shea Stadium para aproximadamente 56 mil fãs, um recorde na época. Este foi o primeiro espetáculo de rock da história e da música a ser realizado em um estádio.

Em dezembro de 1965, a banda lançou o single de sucesso com "Day Tripper"/"We Can Work It Out" e o álbum Rubber Soul. O álbum Rubber Soul foi muito bem aceito pelos críticos de música, com ele a banda conquistou a confiança de que precisava para, com uma maior liberdade em estúdio, explorar ao máximo a sua musicalidade. Rubber Soul trouxe alguns instrumentos que não eram normalmente utilizados em álbuns de música pop. George Harrison introduziu pela primeira vez em um álbum dos Beatles um instrumento indiano, o sitar em "Norwegian Wood". Utilizaram também um órgão mellotron em algumas canções. Rubber Soul fez muito sucesso com as canções "Michelle", "Nowhere Man", "Drive My Car", "In My Life", além de "Norwegian Wood".

No dia 27 de agosto de 1965, The Beatles e Elvis Presley se encontraram em âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e Beatles é uma foto em que John Lennon aparece saindo da casa de Elvis.

Em 1966, em uma entrevista, John Lennon declarou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo e que o Cristianismo estava desaparecendo. Isso causou protestos religiosos durante a terceira turnê dos Beatles pelos Estados Unidos com vários discos da banda sendo queimados em praça pública por religiosos fanáticos, e em alguns shows a Ku Klux Klan ameaçou intervir por discordar da afirmação de Lennon. John pediu desculpas mais tarde em uma coletiva, dizendo que foi mal interpretado.

Foram três tournês em 66, a primeira na Alemanha que incluiu Hamburgo, cidade tão importante no início dos Beatles. A segunda, com shows históricos no Budokan na cidade de Tóquio e um show em Manila nas Filipinas. Em Manila, houve um certo tumulto ao deixarem o país, algumas pessoas tentaram agredir a banda por não compareceram a um jantar oferecido pela primeira-dama do país, devido a um mal entendido.

Entre a segunda e a terceira turnês, os Beatles se trancaram no estúdio em maio e durante três meses ensaiaram e compuseram aquele que seria o seu sétimo álbum. Preocupados em dar uma guinada musical, iniciada com "Rubber Soul", os Beatles batizaram o primeiro dia de sessões como "Mark I", trabalhando naquela que se tornaria a faixa "Tomorrow Never Knows". Com o desenrolar das gravações, o grupo abusou de técnicas inventivas, fitas invertidas, imagens sonoras e "loops", além de overdubs. As letras também evoluíam: os temas iam desde a solidão ("Eleanor Rigby"), passando por misticismo interior e psicodelismo extremo ("Tomorrow Never Knows"), canções infantis ("Yellow Submarine") até a cobrança de impostos ("Taxman)

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos