Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Beatles-1961-1970(4)

Ir para baixo

Beatles-1961-1970(4) Empty Beatles-1961-1970(4)

Mensagem  PapaNJam Qua Jun 25, 2008 10:59 am

Em seguida, no fim de dezembro, os Beatles decidiram optar por uma forma mais simples de gravar, sem overdubs ou truques de gravação, apenas o grupo, como no início. Assim, começaram as gravações daquela que seria "uma volta as raízes": Get Back.


1969-1970
No início de 1969, o grupo iniciou o projeto Get Back, que incluia um filme-documentário sobre a gravação de um álbum e o o lançamento de suas canções. Havia também um interesse do grupo realizar um show ao vivo no final das gravações de estúdio. Durante a gravação do documentário ficou nítido um desgaste de relacionamento entre os integrantes do grupo. As cenas finais do documentário incluem a famosa apresentação conhecida como "Rooftop Concert", um pequeno show ao vivo surpresa em cima do telhado do estúdio em Savile Row.

O projeto Get Back foi arquivado, e eles se reuniram novamente, pela última vez em estúdio para gravar o álbum Abbey Road. O álbum foi muito bem aceito pela crítica e se tornou o mais vendido dos Beatles. Ele trouxe duas belas composições de George Harrison, "Something" e "Here Comes the Sun". George evoluíra muito como compositor, ao mesmo tempo que se desinteressava cada vez mais pela banda, já que não podia incluir mais que duas de suas composições nos discos do grupo. Novamente, como no Álbum Branco, algumas canções foram gravadas só por um integrante da banda. A última gravação com os quatros integrantes da banda juntos foi realizada em 20 de agosto durante a gravação de "I Want You (She's So Heavy)". A capa do álbum se tornou um ícone da música, trazia os quatro integrantes atravessando a rua Abbey Road em frente ao estúdio homônimo e foi através dela que começou a surgir o boato sobre a morte de Paul McCartney. Até hoje, a travessia da rua é imitada por não só fãs mas como também por outros músicos no mundo inteiro quando querem se referir aos Beatles ou a Abbey Road.

No dia 29 de setembro de 1969, John Lennon anuncia aos outros integrantes que estava deixando os Beatles mas concordou em não divulgar a notícia para não estragar o lançamento das canções do projeto Get Back. Em 3 de janeiro de 1970 aconteceu a última sessão de gravação de uma canção dos Beatles, "I Me Mine" foi gravada sem a participação de John Lennon. Em março, as gravações de Get Back foram dadas ao cuidados do produtor Phil Spector. Phil adicionou um barreira de som às gravações.

Em 10 de abril de 1970, Paul deu uma entrevista e anunciou oficialmente o fim dos Beatles uma semana antes do lançamento de seu primeiro álbum solo intitulado McCartney. O documentário e álbum Get Back foi lançado com o nome de Let It Be em 8 de maio do mesmo ano. A sociedade entre os Beatles foi dissolvida judicialmente somente em 1975
Após o fim
Após o fim dos Beatles anunciado em 1970, sempre houve especulações sobre uma possível volta dos Beatles, mas eles nunca mais se reuniram novamente para gravar juntos, algumas vezes eles colaboraram uns com os outros em canções ou álbuns solo mas nunca os quatro juntos, como por exemplo a participação de George Harrison em It Don't Come Easy (Ringo Starr) e How Do You Sleep (John Lennon). Em 1971, George chamou os ex-integrantes da banda para participar do show de Bangladesh, Paul não foi alegando que era muito cedo para reunir a banda de novo e John não foi pois o convite não se estendeu à Yoko, contando apenas com a participação de Ringo. Em 1973, Ringo Starr lançou um álbum intitulado Ringo que contou com a participação dos outros três integrantes da banda, mas não simultaneamente na mesma canção. Em 1974, John Lennon e Paul McCartney fizeram uma gravação caseira jamais lançada oficialmente que é encontrada no bootleg A Toot and a Snore in '74.

Em 1980, John Lennon foi assassinado em Nova Iorque, o que acabou definitivamente com o sonho de milhares de fãs de vê-los tocando juntos novamente. No ano seguinte, George Harrison reuniu Ringo Starr e Paul McCartney para gravarem uma canção em homenagem a John Lennon, "All Those Years Ago", composição de George presente em seu álbum Somewhere in England.

Em 1994, foi lançado o álbum Live at the BBC com gravações inéditas dos Beatles realizadas entre 1963 e 1965 na rádio BBC. No mesmo ano, os três Beatles vivos, com aprovação da viúva de Lennon, se reuniram para realizar o The Beatles Anthology. Anthology reunia um filme documentário, um livro autobiografico e três álbuns duplos com algumas canções inéditas, como também versões desconhecidas de canções já lançadas anteriormente por eles, além de trazer duas novas canções: "Free As A Bird" e "Real Love" mixadas com a voz do John Lennon e com a participação de George, Paul e Ringo. Em 1998, os Beatles foram incluídos no Salão da Fama do Rock and Roll, no dia da cerimônia compareceram George Harrison, Ringo Starr e a viúva de John Lennon, Yoko Ono.

Em 2001, George Harrison morreu de câncer. Em 2003 foi lançada a versão do álbum Let It Be, chamada de Let It Be...Naked. No ano de 2006 foi a vez do lançamento do álbum Love e a estréia da produção teatral com o mesmo nome do Cirque du Soleil. O álbum, Love, foi produzido por George Martin e seu filho Giles, e trouxe mixagens e colagens de canções já lançadas oficialmente pelo grupo anteriormente. Em 2007, Paul McCartney e Ringo Starr deram uma entrevista juntos no Larry King Live e no mesmo ano compareceram juntos com as viúvas de John Lennon e George Harrison para celebrar um ano de aniversário das apresentações de Love.


Evolução musical
Ao longo de sua carreira, os Beatles constantemente buscaram evoluir musicalmente criando novos sons e melhorando o estilo de compor a cada canção, a cada álbum. Combinando a habilidade do produtor George Martin e a experiência dos engenheiros de som como Norman Smith, Ken Townsend e Geoff Emerick, todos tiveram uma importância significativa na inovação musical de álbuns como Rubber Soul (1965), Revolver (1966) e Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967).

Os Beatles não só influenciaram a música pop como também foram influenciados por ela. Entre estas influências estava Bob Dylan, John Lennon se inspirou em Bob Dylan para compor "I'm A Loser", "You've Got to Hide Your Love Away" e "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)"[5] entre outras canções. Outras influências sobre os Beatles foram sem dúvida os The Byrds e Beach Boys. O álbum Pet Sounds dos Beach Boys era o favorito de Paul McCartney[6]. Segundo o produtor George Martin "Sem Pet Sounds, Sgt. Pepper não teria acontecido""[7].

Dentro de estúdio foram usadas gravações ao contrário, instrumentos incomuns ao rock na época, sons de animais, double tracking e variações na velocidade de gravação, entre outros efeitos. Em 1967, os Beatles usaram o mellotron em "Strawberry Fields Forever", um teclado polifônico desenvolvido nos anos 60. O clavioline, outro tipo de teclado, foi usado em "Baby You're Rich Man" (1967). Quando George Harrison passou a se interessar pela cultura indiana, ele passou a usar instrumentos indianos na música dos Beatles. O sitar apareceu pela primeira vez em "Norwergian Wood" (1965), depois em "Love You To" (1966) e "Within You Without You" (1967) e a harpa indiana em Strawberry Fields Forever. Viola, cello e violino apareceram pela primeira vez em uma canção dos Beatles em "Yesterday" (1965) e depois em "Eleanor Rigby" (1966), "Here, There and Everywhere" (1966) e "She's Leaving Home" (1967). O trompete foi usado em "Penny Lane" (1967) e a trompa em "For No One". Os Beatles foram em direção da psicodelia (com uso de sons bizarros, alterando som de instrumento e voz) em canções como "Rain" e "Tomorrow Never Knows" de 1966, e "Lucy in the Sky with Diamonds", "Strawberry Fields Forever" e "I Am the Walrus" de 1967.

Especialistas em música dizem que grande parte da fama dos Beatles deveu-se à assistência do produtor George Martin, que também era conhecido como "o quinto Beatle". Martin, além de produtor dos arranjos, teve um papel de catalisador para o grupo, mantendo unidas as fortes personalidades individuais, e fazendo com que tirassem o máximo possível de seus talentos incontestáveis. Quando perguntado sobre a importância de George Martin no sucesso da banda, há quem seja categórico em afirmar que se não fosse por ele, o grupo não teria sido tão bom quanto dizem que é. No entanto, os Beatles não foram o único grupo produzido por George Martin. E nenhum destes outros grupos obteve o sucesso alcançado pelos Beatles.


Influência na cultura popular
O sucesso comercial dos Beatles começou imediatamente uma onda de mudanças desde musical até de moda e comportamento. A primeira mudança notada foi o domínio do rock britânico nas paradas de sucesso do mundo inteiro, domínio chamado de Invasão Britânica. Antes dos Beatles, o rock era dominado por solistas, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis entre outros e a partir dos Beatles passou a ser dominado por grupos que geralmente compunham suas próprias canções sem precisar recorrer a compositores pagos.

Os Beatles também tiveram influência na moda. No auge da Beatlemania, jovens passaram a usar o penteado igual ao deles, penteado chamado de Mop Top ou Arthur (como alguns fãs preferiam). Novas bandas de rock e muitos jovens passaram a usar ternos ao estilo beatle e botas com salto cubano.

Em 1967, após anunciarem o fim das excursões, os Beatles passaram a fazer vídeos promocionais de suas novas canções. O primeiro vídeo foi de "Strawberry Fields Forever", que muitos consideram o primeiro vídeo clipe da história. Outros consideram o filme A Hard Day's Night de 1964 como um dos precursores do vídeo clip devido ao uso de técnicas revolucionárias como edição e corte de cenas rápidas.

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos