Radio Ciclone
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Blur -1989

Ir para baixo

Blur -1989 Empty Blur -1989

Mensagem  PapaNJam Sex Jun 27, 2008 3:35 pm

Blur é uma banda de rock britânica, formada por Damon Albarn (vocalista), Graham Coxon (guitarrista), Alex James (baixista) e Dave Rowntree (baterista). O grupo, sempre variou seu estilo musical, sempre obtendo um rock alternativo, e durante sua história, também ficou o estilo Britpop, e Indie Rock. A banda vendeu mais de 10 milhões de cópias com seus sete álbuns, no mundo inteiro.

A banda foi montada em 1989, sob o nome "Seymour", que ao assinar com a gravadora Food Records em 1990, foi induzida a mudar seu nome, portanto, a gravadora passou para os membros, uma lista de nomes.
Álbuns
O primeiro álbum, Leisure (1991), teve modesta repercussão entre o público, apesar do hit There's No Other Way. Já Modern Life Is Rubbish (1993) foi um fracasso de vendas, apesar das ótimas críticas e de ser considerado um dos marcos iniciais do Britpop, o que fica claro em singles como For Tomorrow, Chemical World, Popscene e Sunday Sunday

O álbum Parklife, lançado em 1994, foi a grande explosão da banda, especialmente no seu país de origem, a Inglaterra (onde superou a marca de 1 milhão de cópias), e contando com hits como Girls & Boys, End of a Century e Parklife. O álbum ajudou a disseminar a súbita popularidade do Britpop, que atingiu seu ápice com o lançamento do próximo álbum do Blur, The Great Escape, cujas músicas mais destacadas são It Could Be You, Country House e The Universal. Em 1995, a banda se envolveu em uma disputa com a banda Oasis para decidir qual era a maior banda britânica, e apesar de ganhar a batalha (o single do Blur, Country House, superou em vendagens o single do Oasis Roll With It).

O álbum homônimo da banda, lançado em 1997, representou uma grande mudança no estilo dos álbuns anteriores, com um som mais difícil e experimental, flertando com o indie-rock. Inicialmente, o público e a crítica ficaram divididos quanto ao resultado, mas o sucesso de Beetlebum, On Your Own e, principalmente, de Song 2 (que chegou a ser trilha sonora de um videogame de futebol, FIFA Soccer 98) garantiram boas vendas e o reconhecimento da qualidade do álbum.

Em 1999, o Blur lançou o álbum 13, completamente influenciado pelo fim do relacionamento de Damon com Justine Frischmann da banda Elastica. Destaque para as faixas Tender e Coffee & TV, sendo que esta rendeu um premiado videoclipe estrelado por uma caixinha de leite. A esta altura, os outros membros da banda iniciaram ou já haviam iniciado diversos projetos paralelos: Graham lançou seu segundo álbum solo em 2000; Alex era parte do grupo Fat Les junto com Keith Allen e Damien Hirst; e finalmente, o próprio Damon criou junto com outros artistas a banda de desenho animado Gorillaz, além de viajar para Mali e lançar um CD com músicas regionais africanas. Durante esse intervalo, foi liberada a coletânea The Best Of Blur, que contava com os 17 temas mais famosos e uma inédita, Music is my Radar.


Graham Coxon
Em 2002, na gravação do sétimo álbum, houve discussões entre Graham Coxon e o resto da banda. É sabido que Graham não compareceu em diversas sessões de gravação ou foi expulso delas. Ele estava aparentemente infeliz com a escolha do DJ Fatboy Slim para a produção do novo disco. Depois de meses de rumores e incertezas, Graham confirmou que o empresário do Blur lhe telefonou e pediu para que saísse da banda por razões ligadas às suas atitudes problemáticas em um momento de grandes problemas com o vício do álcool. Mesmo sem o guitarrista, o sétimo álbum, Think Tank, foi lançado, sendo que ele participa apenas na última faixa (Battery In Your Leg). Out of Time e Crazy Beat fizeram relativo sucesso.

Beatle 2
O Blur compôs uma música que seria utilizada para a sonda Beagle 2, que iria estudar o planeta Marte. A música era o sinal que o robô iria enviar para confirmar o sucesso do pouso. Infelizmente, por causas ainda sendo investigadas, o sinal não foi ouvido e a sonda fracassou em sua missão.


Discografia
Leisure (1991)
Modern Life Is Rubbish (1993)
Parklife (1994)
The Great Escape (1995)
Blur (1997)
13 (1999)
Think Tank (2003)
Website -ww.Blur.co.uk

PapaNJam

Mensagens : 2854
Data de inscrição : 03/04/2008
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos